A PEDRA DO SEGREDO

 

PEDRA DO SEGREDO

O Cânion Fortaleza é o maior de todos os cânions do Brasil. Seus paredões têm 7,5 quilômetros de extensão e, em alguns pontos, até 900 metros de altura. O nome se deve ao formato geológico, que lembra uma fortaleza.

O Cânion Fortaleza faz parte do Parque Nacional da Serra Geral, uma unidade de conservação brasileira situada na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O cânion fica na divisa dos municípios de Cambará do Sul e Jacinto Machado.


COMO CHEGAR:
Para se chegar a pedra, é necessário seguir a trilha da cachoeira do Tigre Preto. Basta continuar por mais uns 500 metros para visualizar a pedra. É formada por um bloco monolítico de 5 metros de altura e de aproximadamente 30 toneladas. O que encanta mesmo os turistas é o fato dessa grandiosa pedra estar equilibrada em uma base de apenas cinquenta centímetros.
Impressiona ver como esta pedra, com cerca de 30 toneladas, se mantém imóvel, equilibrada em uma pequena base. 
A impressão que dá é que vai cair a qualquer momento. Entretanto, está lá, como se fosse a sentinela do Cânion Fortaleza.

ESTRADA DO PARQUE NACIONAL

Antigamente, era possível chegar até a pedra. Hoje, uma cerca protege o acesso e só podemos apreciá-la à distância. O passeio a o Cânion Fortaleza é relativamente perto. É possível faze-lo num bate e volta e visitar alguns pontos turísticos como: 
  • A cachoeira do Tigre Preto, 
  • Pedra do Segredo e o 
  • Cânion Fortaleza.

CACHOEIRA DO TIGRE PRETO


O melhor é visitar um em cada dia e curtir bem cada lugar. 
As estradas de terra que dão acesso aos cânions geralmente são ruins, bem pedregosas em alguns trechos. Qualquer carro normal pode ir, porém terá que trafegar bem devagar.

CANION FORTALEZA


DISTÂNCIAS:
Saindo de Porto Alegre  pela manhã, você chegara em Cambara do Sul em horário de almoço. Almoce na cidade ou leve lanches para o passeio.

De Porto Alegre: 3 h 32 min (252,7 km) através de BR-290
De Porto Alegre: 3 h 40 min (218,9 km) através de RS-239 e RS-020
Não é obrigatória a presença de guia turístico na parte de cima (borda)
O local sem infra estrutura.

                                       Até a próxima Viagem!

Comentários

Postagens mais visitadas