SIRMIONE E O LAGO DE GARDA



O Lago de Garda (em italiano: Lago di Garda), é o maior lago da Itália e localiza-se no norte do país entre as regiões da Lombardia (província de Bréscia), Vêneto (província de Verona) e Trentino-Alto Adige (província de Trento), estendo-se por uma área de cerca de 370 km² a uma altitude de 65 metros sobre o nível do mar. Simplificando, dá para dizer que ele está localizado entre Milão e Veneza, bem próximo de Verona. 
É de uma beleza natural estupenda, sua cor azul turquesa é de impressionar e tem às suas margens, os Alpes, as belas cidades e atrações que podem ser exploradas em apenas um dia.
A maior ilha do lago é a Ilha Del Garda, localizada nas proximidades da Comuna de São Felice Del Benaco, que no passado serviu como cemitério no Império Romano. Ou seja, o lugar é fantastico pois oferece todo o tipo de lazer, beleza, tranquilidade e muita história.


SIRMIONE: 
É uma cidade bem antiga, cujo os primeiros vestígios de presença humana, são datados de V ou VI a.C. É muito provável que tenha sido o balneário das famílias ricas de Verona, a principal cidade romana no nordeste da Itália. Seu acesso se dá pelo Castelo Scaligero, porta de entrada da cidade. O castelo fortificado foi construído no século 13, em uma posição estratégica e utilizado como forma de defesa da cidade medieval. Cercado por um fosso e ponte levadiça, tinha o controle de quem entrava  e saía da cidade.


Além de seu charme peculiar, por estar debruçada nas margens de cor azul, do Lago de Garda, quase todas as construções, são em estilo medieval. O centro histórico é aconchegante e colorido, com uma variedade de bares, restaurantes com mesas na rua e lojas para o deleite de alguns turistas.
Em Sirmione, os visitantes também podem conhecer a Grotte de Cattulio, que nada tem a ver com gruta, mas ruínas de uma vila romana, onde possivelmente viveu, Gaius Valerius Catullo, poeta romano do século I a.C, reconhecido por seus versos sofisticados sobre o cotidiano e bem controversos para época.


A cidade também se tornou popular devido às termas descobertas perto das ruínas romanas. As águas brotam de dentro do lago, a uma temperatura elevada, formando bolhas na superfície e são usadas para o tratamento da saúde.
A caminho da Grotte de Catullo, na parte mais alta está o Parque Tomelleri, situado entre as oliveiras e com vista panorâmica para o lago. O Parque Maria Callas conhecido também como Parco Arena Callas, também fica nesta área da cidade. O parque é uma homenagem a cantora lirica Maria Callas que viveu na cidade entre 1950 à 1959.
Sirmione destaca-se por ser um balneário de excelente  infra estrutura para acolher, moradores, visitantes das proximidades e turistas que buscam praias, ambientes para o descanso e uma tipica vida social nos moldes italianos durante o dia e a noite.


Você pode se hospedar no Centro Histórico da cidade, mais badalado é claro, ou em Colombare di Sirmione, uma aldeia a 0,25 quilômetros de distancia do centro de Sirmione, onde os preços são mais ascensíveis.
Sirmione era fonte de inspiração para artistas e escritores que frequentavam e moravam na cidade, entre eles a cantora lírica Maria Callas, Dante Alighieri e a escritora inglesa, Naomi Jacob.

Até o próximo passeio!

Comentários

Postagens mais visitadas