FLORENÇA


Não é a toa que Florença é considerada uma das cidades mais belas do mundo e também o berço do Renascimento italiano, nela nasceu, Dante Alighieri, autor da Divina Comédia, que é um marco da literatura universal, mas também atraiu, grande leva de escritores, artistas, cientistas como Galileu, Maquiavel, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Donatello, Boticelli.
De acordo com a Unesco, a Itália concentra 60% do patrimônio artístico do mundo e metade dessas obras estão lá em Florença.


Florença é a grande referência do despertar artístico e cultural dos séculos XV e XVI rumo ao Renascimento. 
A cidade tem origem num antigo povoado etrusco, e desde o inicio do seculo XV até meados do seculo XVIII, foi governada pela família Médici. 
Localizada as margens do Rio Arno, a cidade com mais de 2 mil anos, é repleta de casarões, monumentos, igrejas e museus no centro histórico, fazendo dela, um dos maiores exemplares de beleza da Europa e do mundo.


Assim que chegamos na cidade, eu e meus colegas de viagem, fomos deixados nas proximidades do centro histórico, para incursionarmos à pé, por todos os cantinhos surpreendentes da cidade. As ruas repletas de casarões medievais/centenários, onde funcionam hoje, lojas, ourivesarias, joalherias, sorveterias, cafés, mercadinhos, bodegas, que se abrem para praças monumentais com enormes chafarizes, esculturas, museus, igrejas, pontes. E por falar em pontes, não deixe de visitar a mais famosa delas, a Ponte Vecchio.


Ponte Vecchio:
Construída sobre o Rio Arno em 1345, para substituir uma de madeira feita ainda na época do Império Romano, foi a unica que não foi destruída durante a II Guerra Mundial, por determinação de Adolf Hitler. Em cima da ponte passa o Corredor Vasariano, também chamado de: O Percurso do Príncipe. Constituída com três arcos, o maior deles com 30 metros de diâmetro, proporciona uma beleza unica e incomparável.



Percurso do Príncipe:
No ano de 1565, o Grão Duque Cosme I, por ocasião do casamento de seu filho herdeiro com Giovana d'Austria, mandou construir um corredor aéreo, unindo o Palazzo Vecchio na Piazza della Signoria, sede do Governo e antiga residência da família Medici ao Palazzo Pitti.
O Corredor Vasariano era antes de tudo, um projeto para demonstrar o poder e a grandeza do ducado assim como vantagens. O corredor é uma passagem aérea, que permitia que a família Médici se locomovesse com segurança e sem necessidade de guardas armados e consentia ainda, uma fuga rápida em caso de necessidade. O Corredor foi construído em tempo record, menos de seis meses.



O Palazzo Pitti, Foi residência urbana de Luca Pitti, um banqueiro florentino, amigo de Cosme de Médici. Foi comprado em 1539 pela Família Médici, para servir de residência oficial dos Grandes Duques da Toscânia. Já alojou importantíssimas famílias para além dos Médici, como os Lorena, os Bourbon, os Bonaparte durante sua ocupação na Itália, os Saboia, o Rei Victor Emanuel II e seu neto Vítor Emanuel III que doou o palácio à nação em 1919.





Piazza della Signoria é a praça central de Florença, construída em forma de L e onde localiza-se o Palazzo Vecchio (Palácio Velho), construído no final do século XIII para abrigar o governo da cidade. Na praça aglomera-se numerosos turistas para fazer fotos, do que é um verdadeiro museu a céu aberto e onde é possível admirar belíssimas esculturas (algumas cópias e outras originais) que representam o que foi o poder político da cidade.


Loggia della Signoria: é um monumento histórico de Florença , localizado na Piazza della Signoria à direita do Palazzo Vecchio. A construção remonta ao período entre 1376 e 1382, É um elemento arquitetônico aberto (como um pórtico) e foi usada para sediar as numerosas assembleias públicas e cerimônias oficiais da República Florentina na presença do povo.
A Loggia della Signoria (também chamada de Loggia dei Lanzi), foi construída no século XIV e abriga esculturas romanas antigas, maneiristas e neoclássicas.


Basílica de Santa Croce: Santa Croce é a mais importante igreja franciscana de Florença, também conhecida como o Templo das Glórias Italianas por causa dos túmulos de personagens ilustres que se encontram no seu interior. Nesta basílica repousam Michelangelo, Galileu, Maquiavel, Rossini, Ugo Foscali, entre outros. Importante também o ciclo de afrescos feito por Giotto e seus seguidores, o crucifixo de Cimabue e as obras de Donatello.

Catedral de Santa Maria del Fiore: é o "Duomo" de Florença e está localizada na praça homônima. Era já em 1971 a quinta igreja da Europa em grandeza, depois da Basílica de São Pedro, da Catedral de São Paulo, da Catedral de Sevilha e da Catedral de Milão. Possui 153 metros de comprimento e 90 metros de largura no transepto, enquanto o tambor da cúpula possui 54 metros. É tão grande que pode acomodar até trinta mil pessoas,
Seu revestimento externo é um mosaico em mármores coloridos em estilo neogótico, com uma volumetria dinâmica e harmoniosa, em mármores brancos de Carrara, verdes de Prato e vermelhos de Siena, de acordo com o projeto original de Arnolfo.
Sobre a porta de entrada há um relógio colossal com decoração em pintura de Paolo Uccello, e acertado de acordo com a hora itálica, uma divisão do tempo comumente empregada na Itália até o século XVIII, que dava o por-do-sol como o início do dia.


O Batistério de São João: É um prédio religioso  localizado no Piazza del Duomo, a oeste da basílica Santa Maria del Fiore. Acredita-se que é o mais antigo prédio da cidade e famoso por suas magníficas portas de bronze. As portas agora no Batistério são cópias das originais que foram removidas em 1990, porque estavam entrando em estado de deterioração. As portas originais estão no Museu Opera del Duomo, preservadas em contêineres com nitrogênio.
Michelangelo se referiu a essas portas como Os Portões do Paraíso, nome que permanece até hoje. A obra tem 5,20 metros de altura por 3,10 de largura e 11 centímetros de espessura.


Mas voltando a o batistério: Por um longo tempo, acreditou-se que o batistério era um templo romano dedicado a Marte, contudo, essa era uma ideia errônea. Escavações no século XX mostraram que o Batistério era uma torre de guarda, parte de uma muralha que protegia a cidade. A construção mais próxima à atual foi feita e consagrada em 1059 pelo Papa Nicolau II. Sua construção octogonal, simboliza o oitavo dia (octava dies), o tempo da Ascensão de Cristo. Simbolizava a vida eterna, que é dada pelo batismo.


A Galleria dell'Accademia: É o segundo museu mais visitado de Florença. Possui uma grande coleção de pinturas, algumas não tão importantes, outras sim, mas o carro chefe são as obras de Michelangelo, os prisioneiros e o famoso David, herói bíblico com 5,17 metros de altura.
Originalmente encomendada como parte de uma série de outras estátuas de profetas e heróis bíblicos, David estava cotado para decorar uma das fachadas de Santa Maria del Fiore. No entanto, após sua conclusão, a escultura foi posicionada em frente ao Palazzo della Signoria, sede da governadoria de Florença, onde foi revelada ao público oficialmente.


Por conta da natureza heroica representada, a estátua simbolizou o sentimento de liberdades civis que dominava a República de Florença à época. Os olhos de David, com semblante sério e cauteloso, estavam posicionados em direção a Roma. Em 1873, a escultura foi transferida para o interior da Galeria da Academia de Belas Artes enquanto a praça pública recebeu uma réplica em seu lugar.
Florença é uma cidade linda e com uma infinidade de coisas para se ver, experimentar e sentir. Esta pagina não seria o suficiente para descrever detalhadamente minha experiencia por lá, então eu aconselho, se surgir a oportunidade de conhece-la, não perca tempo, você não irá se arrepender!
Outras dica: Visite o Mercado Publico de Florença, alguém me disse que só conhecemos de verdade uma cidade, quando conhecemos seu mercado publico. No andar superior existem bares, restaurantes que servem deliciosos almoços, acompanhados de vinho ou água, o verdadeiro sabor de Itália.

**Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá.

Até a próxima viagem!



Comentários

Postagens mais visitadas