ESTAÇÃO ASTRONÔMICA AUSTRAL ABANDONADA - URBEX


Foi em 2014 num passeio pela a Patagônia Argentina, que eu e mais dois colegas de viagem encontramos em plena Ruta 04, na província de Santa Cruz e os lagos Argentinos, esta instalação metálica, no meio do nada e que nos parecia ser uma Estação Astronômica.
Havia uma janela parcialmente aberta onde podia-se, com bastante dificuldade, ver seu interior vazio e em precárias condições.



Aparentemente, não existia uma porta de entrada o que também propiciou sua deterioração, como uma capsula de metal fachada recebendo todas as intempéries do tempo e possíveis predações de alguns visitantes.
O observatório começou a operar por volta de 1957, tendo na década de 70 o encerramento de suas atividades por dificuldades financeiras.


Fizemos muitas brincadeiras de apelação psicológicas, quando localizamos a estação no meio do nada, a uma longa distancia da estrada absolutamente vazia, onde estacionamos o carro e invadimos a área, cercada  por arames farpados.


Brincávamos que aquele objeto arredondado e metálico, que as vezes brilhava com a inserção do sol, poderia ser alguma plataforma espacial invadida por extraterrestres e que por isto estava abandonada naquele lugar e que talvez fossemos as próximas vitimas a serem abduzidas, por seres interplanetários e que nunca mais seríamos encontrados.


Em fim, estávamos completamente fora de nossas caixinhas e com uma imaginação tão fértil e  infinita, quanto o céu que apesar de claro como o dia, marcava 21 horas da noite. Coisas da Patagônia!..
Retornamos para Ushuaia sãos e salvos, com muitas fotos registradas no celular e historias para contar aos que não participaram da experiência.



Até o próximo passeio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagem em destaque

AS TRES MENINAS

As três meninas eram dos campos da Cecília. Eram três meninas loirinhas cujos cabelos pareciam trigo solto ao vento. Quando seus pais abrira...