AS PRAIAS DE ITAJAÍ EM STA. CATARINA.


O bom quando se vai para aqueles lados do Balneário Camboriú é que você não precisa usufruir somente do balneário propriamente dito, sempre lotado de gente e com aquela areia úmida e incômoda debaixo dos pés (e que um dia foi anunciado no Programa "Fantástico" como uma das areias de praia mais poluídas do país). Evidentemente que para quem gosta de badalações, shoppings, noites agitadas, engarrafamentos de carros nas ruas e não se importa com poluições [...] é uma boa pedida.
Então pra onde ir alem dos limites do Balneário Camboriú?.. Aqui vai algumas sugestões:

PRAIA DOS AMORES:
Para quem aprecia uma praia mais calma, sem disputa de centímetros quadrados de areia e de preferencia seca, o ideal é caminhar uns 200 metros em direção à Itajaí, na praia dos Amores, ao lado do Morro do Careca, no costão Sul, onde se pode praticar ou assistir vôos duplos de paragliders e desfrutar o sol e o mar sob guarda-sois, cadeiras e mesas oferecido pelos bares e quiosques suspensos e construídos sobre trapiches, localizados na orla, sem a obrigação de se consumir iguarias milionárias. A praia é propicia para grandes caminhadas pela encosta com morros e mata nativa, além da pratica de surfe e body-board.
Conta um morador que a origem do nome Praia dos Amores, surgiu no passado quando os homens que moravam nas redondezas e que procuravam diversões visitavam este lugar de difícil acesso para procurarem alguns bares que promoviam festas com mulheres bonitas. Quando voltavam para casa, a roda dos carros, cobertas de lama, os denunciava por onde tinham andado. .

MORRO DO CARECA:
Com 160 metros de altura, é ideal para quem gosta de trilhas. Localizado no costão direito da praia, possui uma vista magnifica e uma rampa para saltos livres. A subida é íngreme e o ideal é que se faça à pé (para quem tem fôlego) ou com veiculo de tração nas 4 rodas.



PRAIA BRAVA:
Seguindo em direção à Itajaí pela avenida principal, a próxima praia é a Brava que por seu difícil acesso manteve a sua beleza e preservação do local. Esta praia, atrai surfistas de todos os lugares e hoje sedia diversos campeonatos internacionais de surfe e jet-sky. Com apenas três quilômetros de extensão, a praia fica lotada nas altas temporadas, dificultando ainda mais seu acesso, pela superlotação de veículos estacionados nas redondezas. A praia é também um reduto de diversos luaus. 


PRAIA DE CABEÇUDAS:
Cabeçudas talvez seja a praia mais urbanizada e movimentada de Itajaí. O nome Cabeçudas tem sua origem nas formigas que havia na praia antigamente e que tinham cabeças enormes. Possui uma rede de hotéis, pousadas, restaurantes e um calçadão com arvores frondosas do qual os veranistas não necessitam utilizarem guarda-sois, além de um trapiche natural, formado por rochas que avançam em direção a o mar. Outra opção de lazer é admirar a vista panorâmica da praia no alto da escadaria da charmosa Capela Santa Teresinha.


TRILHA ECOLÓGICA DO FAROL:
No costão esquerdo da Praia de Cabeçudas fica a Trilha Ecológica do Farol, que além de ter como destino lugares surpreendentes, exibe uma variedade de plantas nativas, todas identificadas com placas. Esta trilha dá acesso à praia do Morcego e a uma outra pequena praia deserta chamada de Praia da Solidão. O lugar é bastante isolado, praticamente virgem e desconhecido por muitos moradores e veranistas de Itajaí. A vista de cima da trilha, sobre um penhasco, mostra a beleza do mar e da areia, que somados aos paredões rochosos formam uma paisagem indescritível.
Para ir até lá você precisa de permissão da Marinha, que é quem cuida do local, pois a ação de vândalos estava trazendo riscos à navegação próxima à costa e também pra entrada e saída das embarcações do cais peixeiro. Para conhecer o farol deve entrar em contato com a Secretaria de Turismo (47 3348-1080) ou com a delegacia da Capitania dos Portos e marcar visita.

PRAIA DO JEREMIAS:
Considerada ideal para o banho, tem águas rasas, limpas e bem mansas. Próximo a ela, está uma das principais atrações de Itajaí, o conhecido Bico do Papagaio.


BICO DO PAPAGAIO:
Rocha acidentalmente esculpida durante as explosões da abertura da estrada que liga à área central de Itajaí e a praia de Cabeçudas. A escultura tem cerca de 4,5 metros de altura e é considerado um cartão postal da região.


COMO CHEGAR:
Localizada às margens da BR-101, Itajaí fica apenas 90 km ao norte de Florianópolis. É possível chegar à cidade via Balneário Camboriú ou através de três trevos: o Itajaí-Brusque, que liga a BR-101 ao centro, o da avenida Adolfo Konder, e o Itajaí-Blumenau. 

Comentários

  1. As praias são lindas e a areia realmente suja, o que fode é ler "schopings". Eita porra, heim!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagens mais visitadas