LAGUNA



Laguna é pra mim uma cidade peculiarmente bela e parece emanar uma energia diferente das outras cidades catarinenses que conheço. Cidade da heroína Anita Garibaldi e de importante papel na historia brasileira, uma vez que se tornou um marco histórico cultural, servindo no seculo passado como referencia para a assinatura do Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha. De ter participado da revolução Farroupilha e se tornado uma capital independente do Império Brasileiro, mesmo por pouco tempo e guardando consigo registros de importantes acontecimentos históricos locais.. .


SIGNIFICADO DO NOME:
Segundo a Wikipédia- enciclopédia livre, a palavra laguna se refere a uma depressão formada por água salobra ou salgada, localizada na borda litorânea, comunicando-se com o mar através de canal, constituindo assim uma especie de quase-lago.

DISTANCIAS:
De Porto Alegre até Laguna são 354 Km pela BR 101 em direção norte/leste. O trevo de acesso a cidade fica no km 335 da rodovia depois de cruzar por vendedores de butiá e camarão próximos e na travessia da ponte sobre a lagoa Imaruí e Santo Antônio.
Sua área central são de ruas estreitas com calçamento de pedras de paralelepípedo e casarios coloridos lembrando sua influência da colonização açoriana estabelecida ali no passado.


Alem de numerosas praias, a costa lagunense reserva outras surpresas, como o centro histórico onde é possível conhecer:

MUSEU CASA DE ANITA:
Anita Garibaldi também recebeu um espaço especial que conta um pouco de sua história. A casa transformada em museu foi construída em 1711 e foi onde Anita se vestiu de noiva para seu primeiro casamento. Estão expostos a visitação móveis da época e utensílios pessoais, além de uma urna com terra do local onde Anita foi enterrada, no cemitério de Ravena, na Itália. Outra peça interessante guardada pelo museu é o mastro do navio “Seival”, uma das embarcações transportadas por Giuseppe Garibaldi desde o interior do Rio Grande do Sul para a tomada de Laguna.


CASA DE CÂMARA E CADEIA:
Erguido em 1747 como, construção típica do período colonial. Em 1839, o local foi palco da proclamação da República Juliana, quando Santa Catarina ficou independente do regime monárquico por quatro meses. O museu também possui um acervo de armas desse período, como lanças, baionetas, espadas, punhais e canhões, e peças mais recentes da 1ª e 2ª Guerra Mundial.


MARCO DE TORDESILHAS: 
Monumento erguido para lembrar a assinatura do Tratado de Tordesilhas em 1494, que estabelecia uma linha imaginaria de 370 léguas a oeste do Arquipélago de Cabo Verde, sendo que as terras a leste desse meridiano pertenceriam a Portugal. O trecho de terra limitado pelo tratado se estendia de Belém do Pará, ao norte, até Laguna, ao sul.


FONTE DA CARIOCA:
Construída por escravos em 1863, além de um belo cenário de época, ainda serve aos moradores a água de uma nascente localizada no alto do morro. Diz o ditado popular que "Quem bebe desta água sempre retorna a Laguna e seus amores".


CASA PINTO D'ULYSSÉA:
É uma réplica de uma Quinta Portuguesa, conhecida também como Casa dos Azulejos, foi construída em 1866 pelo Ten. Coronel Joaquim José Pinto D'Ulysséa e restaurada em 1982. Atualmente é um local destinado à produção e comercialização de Trabalhos Artesanais, como a arte de vidro a fogo de Murano-Itália, produzidos por grupos organizados e oficinas de programas sociais do município.

IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTONIO:
Construída de pau à pique em 1696 foi substituída em 1735 pela atual matriz, com altares em várias formas do estilo barroco. As colunas, portas e bancos foram feitos com madeira trazida de Portugal, ou próprias daqui como Pau-Brasil e Canela. O interior e as imagens encantam pela arquitetura e pelos detalhes em ouro. A pia batismal foi construída uma única peça de rocha gnaise, trazida de Portugal no início do século XVIII. Outro ponto que chama a atenção é a tela de Nossa Senhora da Conceição, pintada pelo catarinense Victor Meirelles, em 1856, em Roma.

ESTATUA NOSSA SENHORA DA GLORIA:
Erguida à 126 metros de altura, no alto do Morro da Glória, é um ponto de peregrinação de fiéis. O local permite uma vista do centro histórico da cidade, dos bairros, das praias e lagoas. O acesso ao local é pavimentado.

DOCAS:
Localizada às margens da Lagoa de Santo Antônio, permitindo a ancoragem de pequenas embarcações e iates. Deste local também se pode observar um belo pôr do sol, e à noite, a lagoa iluminada pela pesca do camarão.

FAROL DE SANTA MARTA:
Distante cerca de 17 km do centro da cidade, o acesso é feito por uma estrada de terra batida. Antes disso é preciso atravessar o canal da barra, um trecho de mil metros feito por balsa. Construído por franceses em 1891, no alto do cabo de Santa Marta, o farol tem 29 metros de altura, com alcance de 92 km geográficos, sendo um dos maiores do mundo.


LAGOA DE SANTO ANTONIO E IMARUÍ:
Durante a noite, transformam-se num verdadeiro espetáculo. Observadas à distância, as milhares de lampadas à gás, usadas para atrair o camarão até as redes tranformam a superfície da água em uma cidade flutuante.

PEDRA DO FRADE:
Localizada na extremidade da Praia do Gi, a Pedra do Frade, desafia a lei da gravidade ao sustentar-se sobre uma superfície inclinada. Essa formação rochosa de 9 metros de altura e 5 m de diâmetro recebeu o nome pela semelhança com um padre franciscano. Existem duas histórias sobre o monumento: a primeira diz que a pedra foi colocada estrategicamente pelos índios pré-históricos que habitavam a região há 3 mil anos. A outra, mais conhecida, que a aponta como o marco oficial do Tratado de Tordesilhas, acordo assinado entre Portugal e Espanha, em 1494. Foi considerado o primeiro cartão postal do Brasil. L eia mais sobre ela AQUI.


CARNAVAL DE LAGUNA:
A festa começa um mês antes, quando as escolas de samba realizam ensaios, desfilando no centro da cidade. Mas o ponto alto da festa está no final de semana do carnaval, com o desfile oficial dos blocos e escolas, além do encontro de milhares de jovens na Praia do Mar Grosso, embalados pelo som de bandas e trios elétricos.

Um comentário:

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagem em destaque

AS TRES MENINAS

As três meninas eram dos campos da Cecília. Eram três meninas loirinhas cujos cabelos pareciam trigo solto ao vento. Quando seus pais abrira...