O MARTIRIO DE SÃO BARTOLOMEU

ESTATUA DE SÃO BARTOLOMEU

Entre os elementos que mais chamou minha atenção na visita a o  Duomo di Milano é a estátua de Bartolomeu Apóstolo, padroeiro dos padeiros, na qual aparece com a pele arrancada, fazendo referência ao martírio que sofreu. 

Em uma abóbada do teto situada atrás do altar está também um dos tesouros da catedral, um prego da Cruz de Cristo. São Bartolomeu é um dos doze apóstolos de Cristo, executado por sua fé cristã. Foi esfolado vivo. A estátua de São Bartolomeu esfolado, feita pelo escultor Marco d’Agrate em 1562

MOTIVO DO ESFOLAMENTO:
Foi na Armênia, depois de converter o rei Polímio, a esposa e mais doze cidades, que ele teria sofrido o martírio, motivado pela inveja dos sacerdotes pagãos, os quais insuflaram Astiages, irmão do rei, e conseguiram uma ordem para matar o apóstolo. Bartolomeu foi esfolado vivo e, como não morreu, foi decapitado.

NADA SERÁ COMO ANTES

Eu já estou com o pé nesta estrada, qualquer dia a gente se vê, sei que nada será como antes, amanhã. Que noticia me dão dos amigos? Que noticias me dão de você?...

Eu não sei se quero as cortinas do tempo, cobrindo minhas dezenas de construções, os tijolos enfileirados e  cimentados desde a minha existência, ou se quero só sentir as folhas mortas do Rio Branco, caindo sobre mim, daqueles Outonos que ficaram lá pra traz, esquecidos, deixando somente seu cheiro como um registro familiar no ar.
Há momentos que o meu presente corre tão apressadamente, que esconde a lógica, e o pensamento não consegue abrandar as angustias. 
Se prefiro viver das lembranças, é porque já as conheço, são repetitivas e tenho sede de algum controle sobre mim mesmo. Os risos, as lagrimas vividas, vão se perdendo, e quando retornam pra casa, esfareladas pelo tempo, vem com mais cor, talvez o pigmento da saudade, até desbotarem-se deixando de existir. O que sobram, são farelos de alguns sorrisos e lagrimas perdidas nesse caminhar.

Postagem em destaque

TÔ PENSANDO QUE:

Quando as nossas emoções, alegrias e tristezas passam do tempo, nossos sentimentos humanos ficam acomodados numa cesta do tempo recebendo so...