PORTO ALEGRE É OUTRO ASTRAL

Gosto de dizer, que quando retorno de uma viagem, para casa, adoro chegar na minha cidade e sentir o seu clima, as suas cores, seu som, sua vibração, mesmo não achando que o seu nome condiga com a realidade, pois não acho Porto Alegre, tão vibrante e alegre assim.



Porto Alegre possui um ar melancólico e intelectual, enraizado entre seus moradores, criando uma personalidade própria e que me faz lembrar de Montevidéu. Como se as duas cidades fossem segmentos de um mesmo corpo. Talvez os gaúchos encarem com mais descaramento o que consideram estranho, do que os uruguaios.

Fiz certa vez um texto sobre Porto Alegre, onde a descrevia como: Tristonha, sombria e pacata como paisagem de um filme estrangeiro. Diferente, divergente, comedida, inibida. Outro astral.
Se um homem, por exemplo, andar pelas ruas da cidade, vestindo um casaco ou calça vermelha ou um grande Blac Power, com certeza chamará a atenção dos transeuntes para si, isto é um fato.
Sua aparência poderá definir o modo como será tratado, muitas vezes com desconfiança, por estar fora dos padrões rio-grandenses.

Comentários

Postagens mais visitadas