O HOMEM E SEU CRIADOR

Espetacular performance do Ballet Corpo com musicas de Caetano Veloso e José Miguel Visnik - "Pesar do Mundo" foi a que escolhi para postar aqui no blog. 
Este não é um espetáculo novo, uma vez que foi apresentado em 2005 em comemoração aos 30 anos da companhia de Ballet com o nome de Onqotô, que no mineirêz quer dizer: Onde é que eu estou, pra onde eu vou, que são nossos questionamentos existenciais.
Todo o espetáculo, traduz a relação do homem com o mundo, seus questionamentos, sua relação de dependência e falta de liberdade, ou liberdade induzida, pre estabelecida a partir da criação de convivência com o universo; Ora com respostas, ora perdido; ora pesado, ora leve. A trilha sonora criada por Caetano e Visnik, tem como ponto de partida uma bem-humorada discussão sobre esta “paternidade” do Universo com o homem. De um lado, estaria a teoria do Big-Bang e de outro, uma teoria espirituosa formulada pelo genial dramaturgo (e comentarista esportivo) Nelson Rodrigues sobre o clássico maior do futebol carioca, segundo a qual se poderia deduzir que o Cosmos teria sido “concebido” sob o signo eterno da brasilidade: “O Fla-Flu começou quarenta minutos antes do nada”.

Pesar de Tudo...
Pesar do peso
Pesar do mundo
Sobre si mesmo.
Pesar de nuvem
Pesar de chumbo
Pesar de pluma
Pesar do mundo
Desponta estrela no vão imenso

Por ti suspenso a tua espera
Tudo se afronta
Pedra com pedra
A própria onda quando se quebra.
A melodia onde me leva
Onde alivia, onde me pesa.
Tudo se agita
durante a queda
O que sustenta a nossa c...

E neste quando
somente um ritmo
Peso e balanço num som legitimo
Canção sem medo de você pra mim.
O meu segredo, te rezo assim.
Desde o principio ao ponto cego
Eu arremesso eco sem fim.
(musica de Caetano Veloso e José Miguel Visnik)

Os que são contra e os que são a favor

A maioria dos brasileiros é contra a decisão do STF que permitiu a união estável entre pessoas do mesmo sexo. Estudo realizado pelo Ibope inteligência mostra que a rejeição é maior entre homens, evangélicos e pessoas com baixa escolaridade.


Revela ainda que 55% dos brasileiros são contrários à decisão e 45% são favoráveis. De maneira geral, a pesquisa identifica que as mulheres são as menos incomodadas com o tema, assim como os mais jovens, os mais escolarizados e as classes mais altas. O Norte, o Centro-Oeste e o Nordeste se destacam como as regiões do País com mais resistência às questões que envolvem o assunto.
Os dados apresentados pela pesquisa mostram que, de uma maneira geral, o brasileiro não tem restrições em lidar com homossexuais no seu dia a dia, tais como profissionais ou amigos que se assumam gays", Mas ainda se mostra resistente a medidas que possam denotar algum tipo de apoio da sociedade a essa questão, como o caso da institucionalização da união estável ou o direto à adoção de crianças”.

BOLA DE NIEVE.

Parece que este bloco de postagens, tá meio tendencioso aqui no blog, visto que por algum motivo, que eu desconheço, andei vagando em lembranças por Cuba e estas lembranças me fizeram assistir  ontem a noite "Antes Que Anoiteça", filme  autobiográfico do escritor e poeta cubano Reinaldo Arenas e também ouvir Bola de Nieve noite à dentro, indicado por um amigo.


Ouvindo Bola de Nieve com sua voz magnifica, e de uma suavidade impar que a principio não se consegue definir se é de uma mulher que está cantando, nos reporta para alma cubana, com seus sentimentos calientes e passionais.
Ignácio Jacinto Villa Fernández (Bola de Nieve), nasceu em Guanabacoa, Cuba, em 11 de setembro de 1911 e morreu na Cidade do México, em 2 de outubro de 1971, foi um cantor, pianista e compositor cubano, um dos mais geniais músico da América Latina. Mais conhecido como Bola de Nieve, apelido que ganhou da cantora Rita Montaner (La Única), também cubana. Nasceu pobre, era gay e por isso foi discriminado, também, pelo regime comunista de Fidel Castro. Era uma figura marcante, intelectual, debochado, escrachado, reservado, paquerador e viveu a vida intensamente.Gostava de beijar os homens no rosto, como faziam os argentinos e os franceses, mas não os cubanos. O poeta Nicolas Guillén o advertia: "Bola, você é o único homem que deixo me beijar, mas não passe daqui, ok?", dizia, apontando o canto da boca.


Bola de Nieve, além de grande cantor, compositor e pianista, era um grande ator. As músicas que cantava tinham a sua marca, uma interpretação em que envolvia sua alma e seu largo sorriso. Deixou gravações inesquecíveis, Vete de Mi, Ay amor!, No Puedo ser Feliz, La Flor de la Canela, Babalu, Drume, Negrita e tantas outras.
Nos anos 30, sua carreira deslanchou no exterior, pois era discriminado pela sua cor em seu próprio país. Apoiou a revolução de Fidel e fez inúmeras viagens como representante do governo cubano. Fez vários shows de sucesso na Europa, China e na antiga União Soviética.
Faleceu durante uma excursão ao México em 1971. Manteve uma carreira de alto nível até o final de sua vida.

Reflexos.

Cada um deve buscar a sua resposta elegante, diante das perguntas ou situações embaraçosas e talvez comprometedoras em que a vida nos coloca com o objetivo de testar o olhar que temos sobre nos mesmos. É, pode acreditar, estamos sempre em testes nesta vida e isto significa que devemos dizer aquilo que acreditamos e não o que os outros esperam ouvir e desta forma que carimbamos nossa autenticidade e coragem. Nossas respostas devem soar elegante e com serenidade aos nossos ouvidos e não ao dos outros. Nosso olhar sobre nos mesmos é o que garante  alguma verdade. É nosso reflexo expandido na água, no espelho, na tela de cinema, nos nossos sonhos. Pode não refletir a pura verdade, por que esta pode ter muitas faces, mas a nossa é unica.

Antes Que Anoiteça


Assisti ontem a noite a emocionante historia de Reinaldo Arenas, escritor cubano de poesias, novelas e teatro. Era assumidamente gay e passou grande parte da sua vida combatendo o regime comunista e a política de Fidel Castro. Apesar de ter apoiado a revolução cubana nos seus primeiros anos, devido à extrema miséria em que vivia com a sua família nos anos em que Fulgêncio Batista governou o país, acabou por ser vítima de censura e da repressão, tendo sido várias vezes perseguido, preso e torturado e forçado a abandonar  diversos trabalhos (como conta na obra autobiográfica "Antes Que Anoiteça"), mostrando que o governo de Fidel Castro não havia trazido mais democracia à ilha. O filme mostra aos aficionados pelo regime Cubano o seu lado repressor, discriminatório e hipócrita, principalmente no que se restringe a perseguição aos homossexuais.
Durante a década de 1970, Arenas tentou, por vário meios, fugir da ilha, sem que obtivesse sucesso. Mais tarde, devido a uma autorização de saída de todos os homossexuais e de outras persona non grata e depois de ter mudado de nome, Arenas pôde deixar o país e passou a se estabelecer em New York, onde diagnosticaram o vírus da Aids. Nessa época, escreveu "Antes que anoiteça" (no original "Antes que anochezca"). Em 1990, terminada a obra, Arenas suicidou-se com uma dose excessiva de álcool e droga. Dez anos mais tarde, em 2000, estreou a versão cinematográfica da sua autobiografia, tendo Javier Bardem no papel do escritor. Entre os atores coadjuvantes, está o diretor brasileiro Hector Babenco, que interpreta Virgilio Piñeyro, um dos intelectuais homossexuais perseguidos na mesma época que Arenas, e o ator americano Johnny Depp, em dois papéis, um deles o de um travesti chamado Bon Bon.
Termino esta postagem com um poema de Arenas chamado Aquela Criança De Sempre e que faz parte da cena final do filme.

Sou esse menino desagradável,
sem dúvida inoportuno,
de cara redonda e suja,
que fica nos faróis,
onde as grandes damas tão bem iluminadas,
ou onde as meninas que parecem levitar,
projetam o insulto de suas caras redondas e sujas.

Sou uma criança solitária,
que o insulta como uma criança solitária,
e o avisa:
se por hipocrisia você tocar na minha cabeça,
aproveitarei a chance para roubar-lhe a carteira.

Sou aquela criança de sempre,
que provoca terror,
por iminente lepra,
iminentes pulgas, ofensas,
demônios e crime iminente.

Sou aquela criança repugnante,
que improvisa uma cama de papelão
E espera, na certeza,
que você me acompanhará.

NÃO à Violencia

Depois de assistir a noticia e ao vídeo onde uma mulher inocente foi linchada, por ser confundida com uma sequestradora de crianças, por alguns moradores de Morrinhos no interior de Guarujá, em São Paulo, a pergunta que eu me faço é a seguinte: 
Como as pessoas podem chegar a este nível de violência, instigadas por falsos rumores. 
Como podem acreditar que um atitude barbara como esta que levou a morte desta inocente, pode ser encarada como um ato de justiça? 
Mesmo que esta pobre mulher fosse culpada, não justificaria a "Justiça com as próprias mãos" por um grupo delinquentes que simplesmente não pensam, somente agridem até a morte fazendo parte de uma maquina de destruição e violência muito comum nos dias de hoje. 
E agora que foi provado que esta vitima era inocente, o que fazer? O que deve pensar cada um desses linchadores assassinos, quando deitam a cabeça no travesseiro e pensam no que fizeram? Caem em si, sobre o crime que cometeram ou simplesmente planejam uma desculpa para justificarem seu crime absurdo fingindo-se de inocentes?

JOGANDO FARELOS AOS POMBOS

Ontem  ouvindo uma conversa entre colegas, me perguntei por que a razão as pessoas preferem fazer comentários e insinuações sobre atitudes que elas condenam, ao invés de combate-las diretamente com quem desfere a agressão. Será que jogar farelos aos pombos, fazer comentários ácidos ao vento, é algum tipo de meio comprometimento, uma forma discreta de denuncia?
Penso que nos dias de hoje, não cabe mais agir com cinismo ou assistirmos calados, agressões que ferem tudo aquilo que acreditamos, sem nos posicionarmos assumidamente contra ao que causa violência nos outros e a nós mesmos, ainda mais quando conhecemos os envolvidos. Falar diretamente ou procurar os meios adequados, com certeza deve ser a melhor conduta afim de evitar erros.

EMOCIONALMENTE JUNTOS.


Faz alguns dias que venho recebendo noticias e fotos de alguns amigos que viajaram para Europa no incio deste mês e então me dá aquela pontinha de inveja..., mais do que isto, aquele desejo de estar lá, curtindo com eles aqueles lugares maravilhosos que também visitei quando estive por lá no ano passado.


A vida nos impõe algumas vezes, por enes motivos, de fiquemos em pontas diferentes. Quando eu estava por lá, lembrava-me deles que ficaram por aqui e pensando no quanto seria bom se estivéssemos todos juntos. Agora, com a globalização, internet e suas ferramentas, fica tão fácil a comunicação com pessoas do outro lado do planeta. Isto é muito bom. mas nada se compara ao toque e o calor da pele.


Lágrimas na chuva


Noite passada, o clima úmido e que parecia nem muito frio nem muito quente, aqui em Porto Alegre, decidi por assistir um dos clássicos de 1982, chamado Blade Runner, que mistura drama, suspense e ficção cientifica. Aqui no Brasil veio com o titulo de "O caçador de Androides". O filme hoje é considerado Cult, embora tenha no ano de sua estréia não agradado os críticos americanos, levando-o a um fracasso nas bilheterias. Atualmente considerado um dos melhores filmes já feitos, Blade Runner foi elogiado por seu desenho de produção, mostrando um futuro "retrofit" e permanece como um dos principais exemplos do gênero neo-noir.


Calma...,vou esclarecer duas palavrinhas estranhas colocadas aí em cima no texto deste post, para que não fiques plainando no ar da ignorância como eu estava, antes de pesquisar:
  • Retrofit: É um termo utilizado principalmente em engenharia para designar o processo de modernização de algum equipamento já considerado ultrapassado ou fora de norma. Exemplo de Retrofit, consiste na adaptação tecnológica das instalações elétricas, hidráulicas e dos principais equipamentos instalados nas áreas comuns dos edifícios, como elevadores, sistemas de iluminação e mobiliários, dentre outros. Revitalizar e atualizar as construções para aumentar a vida útil do imóvel, através da incorporação de modernas tecnologias e materiais de qualidade avançada, é fundamental para reconquistar a valorização da unidade.
  • Neo-noir: (pronuncia-se no-ar) é um estilo de filme primariamente associado a filmes policiais, que retrata seus personagens principais num mundo cínico e antipático. O Film noir é derivado dos romances de suspense da época da Grande Depressão (muitos filmes noir foram adaptados de romances policiais do período), e do estilo visual dos filmes de terror da década de 1930. Os primeiros Films noirs apareceram no começo da década de 1940. Os "Noirs" foram historicamente filmados em preto-e-branco e eram caracterizados pelo alto contraste.

Continuando!.. Em 1993, o filme foi selecionado para preservação no National Film Registry da Biblioteca do Congresso como sendo "culturalmente, historicamente ou esteticamente significante", possivelmente por mostrar o que poderia ser o futuro estético das cidades e metrópoles no futuro. Bem relevante né mesmo?..


O filme mostra uma Los Angeles de 2019, onde robôs orgânicos foram criados geneticamente e chamados de replicantes (visualmente indistinguíveis dos humanos e fabricados por poderosas corporações, ao redor do mundo. Seu uso na Terra é banido e os replicantes são exclusivamente usados para trabalhos perigosos, servis e de prazer nas colônias extraterrenas da Terra. Replicantes que desafiam esse banimento e retornam para a Terra são caçados e "aposentados" pelos operativos especiais da polícia conhecidos como "Caçadores de Androides". O enredo se foca em um brutal e astuto grupo de replicantes que recentemente escapou e está se escondendo em Los Angeles, e no aposentado Caçador de Androides, que relutantemente concorda em realizar mais um trabalho para caçá-los.


Acho que a cena predileta, escolhida pelos expectadores, foi e continua sendo a do final do filme, que dá uma lição aos seres humanos, (a sociedade), sobre o respeito que devemo ter a qualquer tipo de vida independente de sua forma e origem. No vídeo abaixo mostra a cena final ao espetacular som de Vangelis.

Sem poupar coração.


Eu não me canso de ouvir Nana Caymmi, com sua sua voz meio rouca, diferenciada, sofrida, que se prolonga de tal forma que parece que a qualquer momento vai fugir da harmonia da canção e de repente casa perfeitamente com tudo. Esta semana, assisti seus videos e shows disponíveis na internet e agora lembrei desta musica que me apraz.

Não quero mais
Ouvir quem diz
Que o amor é só
Pra ser feliz
Angústia ou paz
Prazer ou dor
Eu quero é mais
Morrer de amor

Eu quero amar demais
Sem poupar coração
Que pra mim o amor que apraz
É uma louca paixão
Um amor só satisfaz
Além da razão.

UMA PEQUENA NOTA DE ESCLARECIMENTO.


Deixa eu te fazer uma pergunta: Tu entendeste bem esta história que tá rolando por ai sobre o que é ser um gói? Quer dizer: Se existe verdadeiramente esta distancia entre ser gói e um gay?
Pois o Põe na Roda através deste vídeo aí em baixo, tentou esclarecer o que ainda parece um tanto obscuro para a maioria das pessoas que tentam entender essas sutis diferenças. Eu achei muito engraçado o vídeo!
Alguns itens para que se possa entender o que é um gói:
Góis curtem minas (meninas), mas se pintar, podem ter um bromance com brothers (homens), mas não pode dar ré no quibe, agasalhar o croquete, queimar a rosca, entrar na rede de TV, fazer amizade com Wolf Maia, sentar no mastro, escorregar no pacote. enfim!...

Postagem em destaque

TÔ PENSANDO QUE:

Quando as nossas emoções, alegrias e tristezas passam do tempo, nossos sentimentos humanos ficam acomodados numa cesta do tempo recebendo so...