TAVARES


Em 2010, foi quando conheci o paraíso a uns 230 quilômetros de Porto Alegre numa das idas com meu irmão a Tavares, cidade povoada por açorianos, que com a contribuição de africanos, colonizaram esta faixa de terra, deixando suas marcas através do tempo, seja na gastronomia, na religiosidade, nas manifestações folclóricas ainda vivas, como:


1-Ternos Juninos e Corrida de Cavalhadas – de origem açoriana e
2-Ensaio de Pagamento de Promessas – da cultura afro.
Tavares está localizada entre o mar e a Lagoa dos Patos e é conhecida pela simpatia de seu povo, festivo e hospitaleiro, que traz no lema de sua bandeira “Amizade e Hospitalidade.”
Os imigrantes açorianos chegaram à região em 1760, destinados a povoá-la e assim assegurar o território para a coroa portuguesa. O coronel Antônio da Silva Tavares, um dos primeiros moradores da região, teria recebido do Rei de Portugal uma sesmaria, na área compreendida entre o Farol Mostardas e o Farol Capão da Marca, levando o município, emancipado em 1982, seu nome.
Antes da chegada dos imigrantes, aqui habitavam, há séculos, índios tupi-guaranis, minuanos, aracanes, carijós e os “patos”, que tinham o pé grande, chamado pé-de-pato, e por morarem às margens da lagoa, originaram o seu nome.
O município é luminado por três faróis, (dois às margens do oceano e um às margens da Lagoa)Tavares é conhecido por suas belezas naturais, seja às margens da Lagoa dos Patos, seja na mata costeira, na Lagoa do Peixe ou nas dunas às margens do Oceano Atlântico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagem em destaque

TÔ PENSANDO QUE:

Quando as nossas emoções, alegrias e tristezas passam do tempo, nossos sentimentos humanos ficam acomodados numa cesta do tempo recebendo so...