O tempo é a minha matéria.

A rejeição daquela mulher feia por dentro e por fora, me causou uma magoa profunda e isto me fez pensar que eu não estou preparado para aceitar isto com naturalidade a não ser com algum desprezo de quem se sente agredido. Mas sua atitude reforçou mudar algo em mim, que via as coisas antes com resignação e falsa bondade de quem se julga culpado. Eu não sou resignado e então isto não me serve, pois não vou ficar assistindo suas agressões silenciosas também em silencio, permitindo que continue por falta de pelo menos respeito com as pessoas que a cercam. Eu ainda não sei se este sentimento que me move a tomar uma atitude é de vingança ou de justiça. Tambem não sei se a decisão de me afastar do mesmo ambiente, deva ser visto como uma atitude covarde, mas isto entre outras coisas, me fez despertar nesta manhã chuvosa, com a certeza de que devo caminhar em outra direção e me permitir o conhecimento de outros caminhos menos sórdidos. E falando em humildade, caridade e respeito, poucos como eu tem a chance de exercitarem a cada plantão que faço, estes sentimentos de humanidade, lidando com a dor, o sofrimento e a morte de pessoas que não conheço, sem diferenciação de cor, de sexo, e de orientações morais. Nesta cartilha é necessário mais do que simples teoria, é preciso pratica, respeitando as diferenças de cada ser humano. Esta é a palavra chave: RESPEITO, que exercito durante anos no meu trabalho. Então vou fazer deste poema de Drummond uma oração:
Mãos Dadas
Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente.
Carlos Drummond de Andrade


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagem em destaque

AS TRES MENINAS

As três meninas eram dos campos da Cecília. Eram três meninas loirinhas cujos cabelos pareciam trigo solto ao vento. Quando seus pais abrira...