GRUTA DA LAPINHA EM MINAS GERAIS.


Eu não pensei que iria apreciar tanto, visitar uma gruta, como aconteceu ontem em Lagoa Santa, cidade localizada à cerca de 40 quilômetros de Belo Horizonte, cujo o nome da cidade, se deu devido ao valor curativo das águas de uma lagoa por lá existente. A sensação é espetacular, é como estar viajando em outro planeta cheio de formas e cores jamais vistas. Acredito que o passeio me fez curar da possível claustrofobia que eu imaginava sentir se entrasse num lugar desses..
Em Lagoa Santa, encontra-se a Gruta da Lapinha, atração turística da cidade, que atrai não só apreciadores do eco turismo, como espeleólogos e outros cientistas da área. A gruta, trata-se de um bloco de pedra calcária formado há 600 milhões de anos e disponível para visitação.




Possui 40 metros de profundidade e 511 de extensão. Sua composição é de barros e resíduos endurecidos do fundo do mar que foram acumulados em camadas sobrepostas. Seu interior apresenta ornamentações formadas de cálcitas cristalizadas, e que em suas várias formas dão nomes aos salões: Salão de Entrada, Sala da Catarata, Sala da Couve-flor, Salão da Catedral, Sala das Pirâmides, Canto do Abajur, Sala dos Carneiros e Galeria do Presépio. Além disso a Gruta possui uma grande área verde à sua volta.






O local fica dentro de um parque (Parque do Sumidouro) e possui toda a infra estrutura como o Museu Arqueológico da Lapinha "Castelinho", o Museu Peter Lund, e um Café/ Lanchonete para receber o turistas, com visitas previamente agendadas e acompanhadas por guias.


Um lugar como este, dá a oportunidade das pessoas manterem um contato direto e intimo com  a natureza, aprendendo a preserva-lo e a reconhecer seu valor cientifico e histórico para a humanidade. Além do que, esta é a chance de conhecer um local único, cuja a beleza é de tirar o folego. Até o próximo passeio.

Comentários

Postagens mais visitadas