ORATÓRIO VIRA-SAIA EM OURO PRETO.



Andando por Ouro Preto é possível dar de olho, não somente nos monumentos mais ostensivos, nos casarios mais imponentes, nas igrejas mais ricas, mas também vislumbrar outras construções mais simples, muitas já em ruínas, e que são de grande importância na construção histórica e cultural da cidade, desde o seu período de riquezas ate a sua total decadência.


São casas com elementos originais, base de pedra e paredes de adobe, onde numa delas, na Rua da Santa Efigênia 141, viveu o famoso contrabandista de ouro, Antônio Francisco Alves, também conhecido como 'Vira - Saia'. A casa localizada na esquina da rua estreita, possui sobre o muro de pedra, um "Passo" ou "Oratório", cujo o interior apresenta uma cruz enfeitada com papeis picados, colocada pelos moradores e sem imagem de santo. Esses nichos construídos em via publica, serviam também para afastarem maus espíritos e trazerem prosperidade aos moradores.
Contam que no passado havia  dentro do oratório um santo que era trocado de posição, para denunciar por onde saia a carga de ouro levada para o Rio de Janeiro, razão do nome "Vira- Saia". Dizem também que a tropa de Antônio Francisco Alves, roubava a coroa portuguesa em favor dos menos afortunados da vila. A casa onde viveu o contrabandista, foi construída em 1741 e atualmente está em ruínas, correndo o risco de desabar.

Comentários

Postagens mais visitadas