O SEGREDO DA CASA SUZANA

Achei muito Punk esta historia compartilhada por um membro da pagina criada no Facebook, chamada Cidadania Gay, que resolvi ir atrás e conferir.
Um comerciante de antiguidades chamado Robert Swope, encontrou num mercado de Pulgas, fotos que possivelmente são registros únicos de uma antiga casa em Nova Iorque, que era um pequeno refúgio de travestis heterossexuais em Catskills (um vale montanhosos no sudeste da cidade). 
Neste lugar eles se encontravam para mudar suas rotinas, invertendo seus papeis tradicionais como homens, numa sociedade intolerante, como a americana nos anos 50/ 60. A casa era uma sociedade secreta, onde estes homens podiam mudar seus hábitos de masculinidade como vestirem-se de mulher, tomar coquetéis e se fotografarem, sem com isto mudarem a sua orientação sexual: continuavam sentindo-se atraídos por mulheres.

A Casa Susanna, como se chamava o lugar dos encontros,  foi tema de um livro de Michel Hurst e Robert Swope, (que encontrou as fotos) e também  inspirou uma peça teatral chamada Casa Valentina que foi grande sucesso.


Para algumas pessoas estas fotos podem significar a descoberta de um segredo de homens com desvio de personalidade, promíscuos ou algo assim, mas eu sustento a ideia de que se trata de um documento histórico em que comprova que a identidade de gênero, já era uma necessidade buscada por homens que se sentiam asfixiados por uma sociedade absurdamente intolerante e ditatorial, possivelmente neste lugar eles sentiam-se livres, autênticos, felizes.

Comentários

Postagens mais visitadas