AS TOCAS PRÉ HISTÓRICAS DA AVENIDA BENTO GONÇALVES

Deve ter mais coisas, mas escolhi apenas duas, porque no momento foram as que vieram na minha memória, já em fase de esquecimento.
Minha mãe já contava da existência de tuneis subterrâneos que ligavam o Palácio Piratini e outros prédios políticos a o Cais do Porto da cidade de Porto Alegre. Estes tuneis teriam a finalidade de uma possível fuga de políticos gaúchos, no caso de um golpe de estado, ou revolução. Estes tuneis que possivelmente ainda devem existir e quem sabe se manter intactos, nunca foram provadas a sua existência, mas permanecem na cabeça de algumas pessoas como uma historia fictícia ou verdadeira, mantida em segredo pois nunca foi realmente comprovado. 
Tenho outra história!
Um amigo meu me confirmou, numa conversa descontraída, que tivemos, que na duplicação da Avenida Bento Gonçalves, zona leste de Porto Alegre, bem em frente a Faculdade de Agronomia, foram encontrado misteriosos tuneis no início de março de 1980, onde algumas possíveis explicações foram aventados:

Esta foto foi copiada da Internet e não corresponde as escavações da
Bento Gonçalves, serve apenas como ilustração
do que é uma paleontoca
Toca de uma tribo de índios há muito extintos, antigo esconderijo de brigadianos, seres extraterrenos, trincheiras escavadas por tropas na Revolução Farroupilha, túnel para guardar armamentos dos farroupilhas, canais feitos por uma fonte de água que secou, toca de urso, túnel dos Jesuítas que saía lá no centro da cidade, caverna aberta pelos escravos do General Flores da Cunha.
Mais tarde, autoridades e estudiosos do campo da Paleontologia cientifica da UFRGS, chegaram a conclusão que poderia se tratar de paleo tocas construídas por tatus ou bichos preguiça gigantes. Estas tocas também já foram identificadas nos bairros Lomba do Pinheiro e Viamão.
A pagina na internet que confirma esta historia está aqui: http://www.ufrgs.br/paleotocas/TocaNews18.pdf Contam 

Comentários

Postagens mais visitadas