CHINATOW EM NYC

Conheci Chinatown em N.Y.C por algumas horas, no dia 26 de Dezembro para embarcar no ônibus turístico que levou a mim e meus colegas de viagem para Filadélfia, Washington D.C e Baltimore; Desta forma, o que tenho deste lugar são primeiras impressões, observadas rapidamente, enquanto caminhávamos pelas ruas.


Para conceituar melhor, Chinatown é uma região urbana que contém uma grande população de chineses dentro de uma sociedade não-chinesa. Mais comumente achados na América do Norte e que também podem ser encontrados em certas cidades na Europa e na Austrália. Desta forma, Chinatown não é uma particularidade exclusiva de N.Y.


Chinatown em N.Y é simplesmente uma explosão de cores, cheiros e possivelmente de sabores, já que nada comi por lá em função da pressa de tomarmos o ônibus. É como se estivéssemos num imenso mercado asiático à céu aberto, dentro de Nova Iorque. Nas ruas se misturam restaurantes, lojinhas de souvenires, lancherias, mercadinhos, bancas de jornais, lavanderias, casas de massagens, de acupuntura,  bancas de muambas, o que puder se imaginar.


Nas calçadas é necessário desviar de caixas de frutas e de verduras, de contêineres gigantescos e muito lixo. Eu encontrei até um vaso sanitário desprezado na calçada, orientais de olhares estranho parado em esquinas. Um mundo à parte, no meio de Manhattan.
Pode-se chegar até Chinatown, vindo de outros bairros através dos metrôs N e R (linhas amarelas) ou 6 (linha verde), desembarcando na movimentadíssima estação do Canal Street, entre a multidão de sacoleiros, moradores e turistas. Por sinal, nas imediações desta estação, há uma infinidade de galerias, onde é possível comprar todo o tipo de produto falsificado que se possa imaginar. Algo parecido com Ciudad del Este, na divisa Brasil com o Paraguay.


Seria necessário muito, mais muito mais tempo do que eu tinha disponível para apreciar com atenção e entender este reduto oriental tão exótico em N.Y. e postar aqui no Blog. Até a próxima viagem!

Comentários

Postagens mais visitadas