CAYO BLANCO-CUBA


Uma das atividades mais legais que fiz em Varadero, praia conhecidíssima em Cuba, foi o passeio de escuna à Cayo Blanco.  Cayo para quem não sabe, são pequenas ilhas geralmente não habitadas devido ao seu reduzido tamanho e a falta de fontes naturais de água potável.
O percurso por águas cristalinas, tem paradas para mergulhar, curtir a fauna marinha e alimentar as aves que se aproximam do barco em busca de petiscos.


Depois de um tempo navegando e bebendo rum cubano, se chega no Cayo, uma ilha de areia branca, paradisíaca, banhada por águas azuis e morna. Apesar de ser um lugar bastante concorrido pelos turistas, aconselho muito realizar este passeio, ainda mais se você está com uma turma de amigos. A experiência ficará para sempre na sua lembrança!


A história de Cayo Blanco remonta a 1972, quando Fidel Castro durante uma visita de estado a Berlim, decidiu honrar os anfitriões de forma simbólica em alguns dos cayos. Em particular, Cayo Blanco del Sur que foi renomeado como Cayo Ernest Thaelmann, em homenagem ao líder do Partido Comunista Alemão que entre 1920 e 1930 se opôs a Hitler e que anos mais tarde foi aprisionado e executado.
No reduzido território, Cayo Blanco acolhe espécies em perigo de extinção como o coral negro. As praias são extensas e a maioria são virgens, o que dá um charme ainda maior à área, por isso é o destino perfeito para completar as suas férias em Cuba.
Além disso, se por algum motivo, Cayo Blanco se destaca é pelas maravilhas que esconde no fundo do mar. É ideal para praticar mergulho ou snorkeling, entre uma grande variedade de peixes, crustáceos e corais. Desta forma irá observar uma impressionante barreira de coral, relaxar na esplêndida praia, deitar na fina areia clara e refrescar-se nas extraordinárias águas completamente cristalinas.
Até o próximo passeio!

ITAPIRUBÁ

Neste final de semana 01/03 à 05/03 de 2019 eu e a Rô, levamos um grupo de pessoas para Itapiruba, uma praia, localizada metade na cidade histórica de Laguna e com sua outra metade no município de Imbituba, no estado de SC.


Era carnaval e nossa intenção era de levar o grupo para uma praia mais calma, de água límpida e que nos proporcionasse mais opções de programas, como fazer trilhas, tomar banhos de sol e mar, descansar e ter ainda a opção de deslocar para a muvuca do carnaval Lagunense, se assim quiséssemos, já que Itapiruba, fica a poucos minutos de Laguna.


Com belas praias, dunas e lagoas, Itapirubá é dividida por duas praias, Mar Sul e Mar Norte, distantes 250 metros uma da outra, as quais são separadas por um morro, chamado de Morro de Itapirubá, onde se pode fazer trilhas e ver lá de cima, toda toda a costa marítima e suas ilhas.


ILHA DAS ARARAS:
Do alto deste morro, alem de apreciar a trilha com uma flora diversificada, pode-se contemplar a  dimensão do mar e a sua baia além da  Ilha das Araras, localizada ha 3 quilômetros da costa. Nesta ilha pratica-se o mergulho e a pesca de anchova, comum naquelas águas. Sua dimensão de 96.860 metros quadrados, é selvagem, não é habitada e possui um farol com 11 metros de altura. 


O mar de águas límpidas de Itapirubá é de um verde claro e transparente e com ótima balneabilidade.
A infraestrutura é pequena, poucos mercadinhos, alguns restaurantes e alguns bares que funcionam na beira mar, em temporadas festivas como o carnaval; ou seja: "O que é menos é mais".
A praia é sem duvidas um excelente lugar para  o descanso e o combater o stress causado pelas cidades grandes. Para terminar este post, devo dizer, que o sucesso do passeio, só foi possível graças ao grupo que estava comprometido em fazer dele, momentos de prazer e também mostrando que o melhor do ser humano é a alegria e a ciência da convivência em grupo.

ORIGEM DO NOME:
O nome Itapirubá tem origem indígena: "pedra apontada para o mar".
Colonizada por açorianos, mantém traços desta cultura que podem ser observados na gastronomia e na forma rústica do trabalho dos pescadores. Itapirubá em tupi_guarani também pode ser chamado de ( lugar de penhasco).
A distancia  entre Porto Alegre e Itapirubá é de 360 quilômetros - 4 horas e 15 minutos. De Itapiruba à Laguna 24 quilômetros. De Itapiruba à Imbituba 22 quilômetros.

Até o próximo passeio!

Postagem em destaque

TÔ PENSANDO QUE:

Quando as nossas emoções, alegrias e tristezas passam do tempo, nossos sentimentos humanos ficam acomodados numa cesta do tempo recebendo so...