ONDE ASSISTIR SHOWS DE MUSICA GOSPEL EM NOVA IORQUE.

Uma das grandes atrações musicais para quem visita Nova Iorque, além do jazz, do blues, tocados por artistas locais e que nos deixa maravilhados quando se anda por algumas estações do metrô, ruas e parques da grande metrópole, é a musica gospel que também conquistou seu espaço entre os milhares de turistas que visitam a cidade todos os anos, por sua beleza, sonoridade e emoção.

SHOW DE JAZ NO CENTRAL PARQUE
A musica é contagiante e não foi a toa que através dela, o mundo conheceu grandes artistas que se tornaram imortais através de suas vozes marcantes, vindo dessas igrejas, muitas localizadas no subúrbio da cidade como o Brooklyno Bronx e o Harlen, (bairros  que se tornaram famosos pelo no período "Renaissance".
Explico: Renaissance, é um movimento cultural que se estendeu pelos anos de 1920, onde foram expressados toda e qualquer forma de arte a cultura Negra Americana e que era também conhecido como o "New Negro Movement”.

Assistir a um espetáculo desses, pode se tornar um programa impar e muito gratificante, principalmente se for numa dessas igrejas sem firulas comerciais, mas vale a pena ressaltar que algumas regras devem ser respeitadas, uma vez que estes espetáculos são cultos religiosos com a finalidade de orar a Deus.
O pastor é quem autoriza a entrada de turistas na igreja e isto se sobrar algum lugar. Não vale se oferecer para ficar de pé assistindo,  pois eles não permitem.
Fotografias com flash, não são permitidas, assim como fotografar os membros da igreja e seus participantes. Roupas descoladas compradas na Zara, Forever 21, como saias, blusas decotadas, bermudas, chinelos do tipo havaianas, ou shortinhos curtos, nem pensar. É importante lembrar que estes ambientes são congregações religiosas onde famílias cultuam o respeito a Deus e qualquer deslize por parte do visitante pode ser visto com uma atitude desrespeitosa.
Selecionei alguns lugares que são gratuitos e outros que são pagos, mas a maioria devem ser agendadas com antecedência para evitar o risco e o desconforto de ficar do lado de fora.


Abyssinian Baptist Church:
É uma das mais famosas igrejas do Harlem, construída no bairro entre 1922 e 1923, mas sua existência é datada de 1808. Seu prédio é protegido legalmente por uma comissão que defende a preservação estética de alguns prédios e edifícios considerados históricos e culturalmente importantes de N Y. Sendo uma das mais tradicionais e antiga congregações, a igreja é muito procurada por turistas, desta forma eles pedem que façam contato por e'mail para que eles possam garantir lugares. O culto é gratuito e realizado todos os Domingos nos horários das 9 h. e 11 h. da manhã.   O endereço é 132 Odell Clark Place. Se você for de trem, desça na estação 135 Street (linhas 2 e 3 vermelhas, B laranja ou C azul).


Appolo Theater:
Ainda no Harlem, você pode dar uma passadinha no Appolo Theater, na 253 West 125th Street. O lugar é famoso por ser um dos mais antigos dos Estados Unidos e por abrigar espetáculos de negros que se tornaram famosos como: Billie Holiday, James Brown, Diana Ross, Stevie Wonder, Aretha Franklin e muitos outros. Na fachada, que é modesta para a importância do lugar, você encontra estrelinhas na calçada, com os nomes dos famosos. É possível entrar para conhecer o teatro, mesmo durante o dia, quando não há espetáculos. É preciso comprar ingresso, que não é nada absurdo, bem menos do que uma boa garrafa de champanhe francesa. 

Brooklyn Tabernacle: 
Esta fica no Brooklyn e se tornou a mais conhecida das congregações pela excelência de seu coral que ganhou até o Grammy. Os cultos acontecem aos domingos das às 9 h da manhã ao meio-dia e a participação de visitantes e turistas é gratuita. Fica na 17 Smith St, Brooklyn, NY 11201.
Times Square Crurch:
Esta congregação foi fundada em 1987, na época era uma área conhecida como um centro de filmes pornográficos, clubes de strip taise, prostituição e toxicodependência. A igreja está localizada em um edifício do teatro Mark Hellinger Theatre na 1657 Broadway. Vale a pena observar os detalhes no interior do prédio. A entrada é Gratuita.
Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas