ITAPIRUBÁ

Neste final de semana 01/03 à 05/03 de 2019 eu e a Rô, levamos um grupo de pessoas para Itapiruba, uma praia, localizada metade na cidade histórica de Laguna e com sua outra metade no município de Imbituba, no estado de SC.


Era carnaval e nossa intenção era de levar o grupo para uma praia mais calma, de água límpida e que nos proporcionasse mais opções de programas, como fazer trilhas, tomar banhos de sol e mar, descansar e ter ainda a opção de deslocar para a muvuca do carnaval Lagunense, se assim quiséssemos, já que Itapiruba, fica a poucos minutos de Laguna.


Com belas praias, dunas e lagoas, Itapirubá é dividida por duas praias, Mar Sul e Mar Norte, distantes 250 metros uma da outra, as quais são separadas por um morro, chamado de Morro de Itapirubá, onde se pode fazer trilhas e ver lá de cima, toda toda a costa marítima e suas ilhas.


ILHA DAS ARARAS:
Do alto deste morro, alem de apreciar a trilha com uma flora diversificada, pode-se contemplar a  dimensão do mar e a sua baia além da  Ilha das Araras, localizada ha 3 quilômetros da costa. Nesta ilha pratica-se o mergulho e a pesca de anchova, comum naquelas águas. Sua dimensão de 96.860 metros quadrados, é selvagem, não é habitada e possui um farol com 11 metros de altura. 


O mar de águas límpidas de Itapirubá é de um verde claro e transparente e com ótima balneabilidade.
A infraestrutura é pequena, poucos mercadinhos, alguns restaurantes e alguns bares que funcionam na beira mar, em temporadas festivas como o carnaval; ou seja: "O que é menos é mais".
A praia é sem duvidas um excelente lugar para  o descanso e o combater o stress causado pelas cidades grandes. Para terminar este post, devo dizer, que o sucesso do passeio, só foi possível graças ao grupo que estava comprometido em fazer dele, momentos de prazer e também mostrando que o melhor do ser humano é a alegria e a ciência da convivência em grupo.

ORIGEM DO NOME:
O nome Itapirubá tem origem indígena: "pedra apontada para o mar".
Colonizada por açorianos, mantém traços desta cultura que podem ser observados na gastronomia e na forma rústica do trabalho dos pescadores. Itapirubá em tupi_guarani também pode ser chamado de ( lugar de penhasco).
A distancia  entre Porto Alegre e Itapirubá é de 360 quilômetros - 4 horas e 15 minutos. De Itapiruba à Laguna 24 quilômetros. De Itapiruba à Imbituba 22 quilômetros.

Até o próximo passeio!

Comentários

Postagens mais visitadas