SIENA


Num muro de pedras eu parei para descansar e apreciar a beleza da cidade em estilo medieval, murada, construída sobre uma íngreme colina, cercada por vinhedos na região da Toscana.💗


Sabe o que eu pensei, recostado naquele muro de pedras que protege a cidade, enquanto tomava fôlego?.. Que forças maiores, tinham me presenteado de estar ali, dando-me a chance de conhecer um lugar único, com sua história, cultura e forma de cruzar as cortinas do tempo, de uma jeito tão singular.


A sensação é que esta cidade ultrapassou o tempo, sem que nada ou que pouca coisa a mudasse de fato. Siena é esteticamente extraordinária e mexeu com todos os meus sentimentos e com os que ali estavam presentes, me deixando boquiabertos com sua energia e beleza inigualável. 😍


A cidade se diz, ter sido fundada por Aschio e Senio, filhos de Remo, um dos fundadores lendários de Roma, lembra?.. e assim, seu emblema (a bandeira) é a loba amamentando Rómulo e Remo.



A beleza de Siena pode ser apreciada em alguns dias, se você tiver mais tempo, ou em um único dia se esse tempo for escasso. A cidade é pequena e pelo menos o que há de interessante, dá para ser visto e apreciado sem maiores correrias. Tome um café nas cafeterias locais. Visite as lojinhas de cerâmica e louças pintadas a mão. São esplendidas!


As cores ocre e cinza das fachadas, manchadas pelo tempo, faz com que a paisagem da cidade seja intimista, bucólica, mas agradável de assistir. Freud explica isto!..
Siena não mudou muito desde a idade média, até os dias atuais e caminhar por suas ruas é uma espécie de viagem no tempo, um olhar para um passado ainda com registros vivos de toda a sua história de existência.


Palio di Siena
A grande atração da cidade é uma das mais antigas corridas de cavalos do mundo, o Palio, (não, não é o Siena carro da Fiat. kkkkk). São duas competições, em julho e agosto, que movimentam toda a cidade, envolvida em disputas dos diferentes bairros.


Caso esteja interessado em ver o evento, tenha em mente que os hotéis precisam ser reservados com muita antecedência. Neste quesito, vale a pena se hospedar em cidades da região e chegar cedo a Siena, senão não conseguirá um bom lugar para assistir à corrida. A praça fica lotada para assistir ao evento.


COMO CHEGAR A SIENA:

O mais conveniente é optar pelos ônibus, porque a rodoviária (Piazza Gramsci, 0577/204-246) é mais central do que a estação ferroviária. Ali chegam ônibus vindos de Florença, San Gimignano, Montalcino, Montepulciano e até do aeroporto de Pisa. Siena também recebe ônibus de Roma e Milão. Trens diretos (www.trenitalia.ci  que ligam a cidade a Florença.

COMO CIRCULAR NA CIDADE:

Depois de cruzar o antigo muro da cidade, e andar por ruelas estreitas e sinuosas, percebe-se dentro da cidade amuralhada, com todas as principais atrações turísticas. Assim, você aproveita para caminhar pelo Centro Histórico, listado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade e se deliciar na historia desta cidade tão singular.



PRINCIPAIS ATRATIVOS:

Piazza del Campo em Siena
Logo que você chega no centro histórico da cidade, se depara com Piazza del Campo, uma praça enorme, com formato inclinado, onde varias pessoas costumam se reunir para conversar, tomar banho de sol e apreciar a paisagem. A Praça tem esta inclinação para que os espectadores de corridas de cavalos tenham uma boa visibilidade durante as disputas


Nesta mesma praça encontram-se diversos restaurantes, cafeterias, lanchonetes, galerias de arte, lojas de artesanato, cerâmicas coloridas e uma bela fonte: A Fonte de Gaia, que a noite fica iluminada e ha alguns metros, no Piazza del Duomo, a catedral de Siena em estilo gótico romântica. De dia, alem de turistas, a Piazza del Campo, se enche de pombos que disputam espaço, pra alegria de uns e desespero de outros.



Catedral de Siena:
De fato, quem passa diante da catedral, inevitavelmente pára para admirar todo o seu esplendor representado nas cores rosa (mármore rosado proveniente de Siena) e verde escuro que parece preto, (originário de Prato, cidade nas imediações de Florença), além da grandiosa fachada repleta de estátuas de santos e de mosaicos que representam os principais eventos bíblicos.
Construída entre 1215 e 1263 no local de uma estrutura antiga, tem a forma de uma cruz Latina, um cúpula e uma torre de sinos. O interior são feitos de mármore preto e branco, as cores simbólicas de Siena, derivadas dos lendários cavalos dos fundadores da cidade, Senius e Aschius.


Pallazzo Pubblico:
Mas o prédio mais imponente é o Pallazzo Pubblico, a câmara municipal. Nele há um museu com várias pinturas que retratam o Governo dos Nove, nove pessoas eleitas pelo povo e que não eram nobres, para governar a cidade por 2 meses. Legal né?.. Na mesma entrada do museu, é possível subir na Torre del Mangia, onde fica o sino. Essa torre foi construída por volta de 1340 e possui 88 metros.


Ah, e se você estiver passando por Siena, não esqueça de experimentar o pan forte, uma sobremesa, tradicional, tipo torta ou bolo, de sabor picante, que contém mel, açúcar, frutas, nozes e outras especiarias como canela e cravo moído. A origem deste pão delicioso, remonta às cruzadas na Turquia. 🙏

Até a próxima viagem!

Comentários

Postagens mais visitadas