ASSIS.


ASSIS: CIDADE LOCALIZADA NA UMBRIA


Assis é uma cidade situada numa colina na região da Umbria, Província de Perúgia, no centro da Itália, famosa especialmente por ser a terra natal de São Francisco de Assis, criador da Ordem dos Franciscanos e de Santa Clara, que pertencia a nobreza e decidiu abrir mão de tudo que possuía, seguindo os preceitos de São Francisco.
Santa Clara fundou o ramo feminino da Ordem Franciscana, também conhecido por "Damas Pobres" ou Clarissas e viveu na prática e no amor da mais estrita pobreza.
O vilarejo atrai milhares de turistas anualmente, graças ao grandioso patrimônio artístico, arqueológico. A própria figura nobre e caridosa destes santos, fez com que este município durante os séculos, se tornasse um símbolo de paz e um estimado ponto de encontro e peregrinações, para quem reconhece a religião católica.
É possível, Visitar Assis, saindo de Roma de trem ou de ônibus, fazer uma visita de um dia, voltando à capital italiana no fim da tarde.
Não é permitido entrar no centro histórico de carro, somente moradores e táxis tem autorização. Existe um estacionamento na “parte baixa” (e mais perto da Basílica de São Francisco de Assis): o Parcheggio Saba. Ele é o primeiro a ficar lotado.


Situada no alto de uma colina e em estilo medieval, a cidade parece uma fortaleza. Prepare-se para subir, subir, subir, seguir por ruelas estreitas e sinuosas, enfrentar degraus e subir mais um pouco. No final desta escalada meio cansativa, ninguém se arrepende de parar, tomar fôlego e admirar as magnificas construções em pedra, datadas do século XII e XIII e algumas floreiras nas janelas que encantam olhares.


Mas o grande encontro de visitas e peregrinações em Assis, se dão no centro histórico e nas basílicas Alta e Baixa. A Baixa, mais antiga, do século 13, possui vitrais belíssimos, além de afrescos atribuídos a Maestro delle Vele, que trabalhou com Giotto. Na cripta estão os restos mortais de São Francisco de Assis. 
A Basílica Alta, um pouco mais recente, mas também do século 13, possui um impressionante conjunto de afrescos, que retratam a vida do santo, protetor dos animais. 
Não deixe de visitar também a Basílica de Santa Clara (Santa Chiara), a santa que, tal como São Francisco, renunciou à vida em uma família abastada, para se dedicar à vida espiritual e a pobreza.
As igrejas foram construídas no século XIII, por ordem do Papa Gregório IX – e são verdadeiras obras-prima da arquitetura e também um dos tesouros da arte sacra italiana.


Depois de visitar as Basílicas e apreciar o clima medieval e bucólico do vilarejo, seguindo pela Via San Francesco chega-se à Praça del Comune, onde está o Templo de Minerva (antigo santuário romano do século I a.C.). O Templo de Minerva, antes de se tornar um monumento religioso, foi um tribunal que abrigava no subsolo as celas da prisão. A clássica fachada é elegante e seu interior é decorado com características barrocas do século XVII.
Para recepcionar os turistas e peregrinos, a cidade possui diversos restaurantes e (osterias) que são lugares onde servem vinho e comida simples.
Assis possui uma energia que desperta nas pessoas, grandes emoções. Rose, minha amiga e colega de viagem, conta, que quando subiu as escadarias para o centro histórico, sentimentos inexplicáveis tomou-lhe a alma de tal forma, que não pode conter as lágrimas e sua emoção.
Até o próximo passeio!

Comentários

Postagens mais visitadas