UMA NOVA VISITA AO VIADUTO 13


Foi neste domingo 10/07/2016 que revisitei com alguns amigos o Viaduto 13 em Vespasiano Correia, umas das obras magnificas construído pelo Exercito Brasileiro, durante a década de 70, no governo do então Presidente Ernesto Geisel.


É o maior viaduto ferroviário das Américas e o terceiro mais alto do mundo, superado apenas pelo Viaduto Mala Rijeka, em Montenegro, de 198 metros de altura, e a ponte de Beipanjiang, na China, que possui uma altura de 275 metros.
A denominação 13 tem sua origem no fato de ser o 13º de uma sequência de viadutos que se inicia no centro da cidade de Muçum, conhecida como a "Princesa das Pontes".


CURIOSIDADES:
Os moradores do local costumam mostrar aos visitantes um "X" pintado a carvão, que pode ser visualizado mais ou menos no meio do pilar do centro, que indica o local onde supostamente três trabalhadores do Exército teriam caído no vão entre as paredes dos pilares, durante o desabamento de um andaime utilizado durante a construção, e que seus corpos jamais teriam sido removidos de dentro do pilar. Outros dois soldados teriam ficado dependurados durante dois dias no local, aguardando a montagem de um novo andaime para poderem descer, mas esses acontecimentos não são confirmados pelo Exército. Complementando a informação acima, apenas um militar se acidentou, quando caiu de um andaime, era o então sargento Dias, que não caiu no interior do pilar, mas sim no chão, uma queda de aproximadamente 90 metros.


Neste viaduto também teria acontecido uma revolta de motivos políticos por parte de agricultores locais, que teriam ateado fogo a um trem de carga, que passou em chamas pelo local numa madrugada de 1981.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Atualmente o viaduto é uma atração turística local e atrai amantes de esportes radicais como o rapel. Segundo informações ainda existe trafego de trens no local, que passam duas vezes por dia transportando trigo.


Comentários

Postagens mais visitadas