EM TRANSFORMAÇÃO


Já faz algum tempo que eu entrei nesta fase de desaprender o que antes era para mim uma verdade indiscutível, inquestionável. Desaprender não é bem o que eu quero dizer, fica melhor eu dizer, reconceituar-me, reformular-me, restabelecer novas atitudes aos conceitos ensinados, estabelecidos, aos conceitos que dão o comando geral do que é certo e do que é errado na sociedade, afinal vivemos momentos difíceis de luta, de aceitação, de fragmentação das velhas verdades, cujos os fragmentos vão se transformando em  sub conceitos, que  no amontoado geral, vão abrindo novos caminhos opcionais, sobre os escombros que se formam, para uma ampla discussão pessoal de valores. 
Acontece que eu, aos 58 anos de idade, resolvi aderir como outras pessoas que lutam por sua condição e aceitação, deixando meus cabelos crescerem e assumir publicamente a minha identidade, identidade que deve ser inicialmente absorvida por mim. Parece pouco, mas algumas pequenas mudanças exercem seu peso transformador sobre nossa visão pessoal e de mundo.
A decisão surgiu quando encontrei por acaso, uma pagina no Facebook, onde Phills Monteiro, um brasileiro de 25 anos, carioca, que mora atualmente em Paris, resolveu estimular e dar conselhos para homens negros e de cabelos crespos a cuidarem de seu black power e assumirem sua identidade através da postura livre e pacifica. Phills que em 2012 decidiu deixar os cabelos crescerem de forma natural, só encontrava referencias femininas, o que estimulou-o a ir em busca de receitas próprias e naturais para cuidar dos cabelos. Em 2013 decidiu divulgar estes cuidados, num canal criado por ele no YouTube e o que pareceu ser apenas um novo conceito estético, visual e de chamar a atenção pelo inusitado, acabou se transformando numa verdadeira revolução de valores e atitudes, em homens que antes raspavam, alisavam ou mantinham seus cabelos curtos, para favorecerem a aceitação numa sociedade de valores embranquecidas e que ensina desde cedo, que cabelos crespos é ruim, é feio, é inaceitável. Eu acredito que atitudes simples como esta criada por Phills, traz consigo, um aval de grande importância cultural e social para todos os seres humanos, por ser indiscutivelmente uma ideia que transforma, que resgata cada individuo a sua identidade e dignidade que lhes foi tirada por séculos de existência.
E pra provar que eu entrei nesta vibe; Eu era assim:


Agora estou ficando assim e com a pretensão de deixar ainda maior:


Comentários

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagens mais visitadas