HOSPITAL BENEFICÊNCIA PORTUGUESA EM PORTO ALEGRE.

Andar pelos corredores do Hospital Beneficência Portuguesa em Porto Alegre, é um passeio pelo passado, que vão desde as antigas janelas, a escadaria de madeira e um pitoresco elevador de ferro.











O hospital Beneficência Portuguesa, foi o terceiro hospital a ser construído em Porto Alegre. Até 1858, os portugueses natos e seus descendentes eram tratados no Hospital de Caridade na Santa Casa. Após esta data os atendimentos se transferiram para um pequeno hospital, Enfermaria São Pedro, localizado na antiga Rua da Figueira (atual Coronel Genuíno).


Em 1867, por ordem da Sociedade Portuguesa de Beneficência, foi autorizada a construção de um prédio para o novo hospital. Em 30 de junho de 1870, no Alto da Conceição é inaugurado a nova estrutura do Hospital Beneficência Portuguesa, na Rua da Independência, em frente à Praça São Sebastião.


É um dos melhores exemplos do estilo neoclássico que dominava aqueles anos. A Beneficência destinava-se no início a atender portugueses e seus descendentes. Suas instalações receberam inúmeras adaptações e ampliações, mas conservou os traços arquitetônicos originais. Ainda no prédio funciona o Museu da História da Medicina, com apoio do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), onde são realizados sarais culturais e uma sala de exposição que mostra peças da época. Mas também é impossível não se encantar com este elevador de ferro e a escadaria de madeira, que conduzem a outros andares do hospital.

Comentários

Postagens mais visitadas