SÃO JOSE DO NORTE

A cidade me chamou a atenção por sua arquitetura em estilo açoriana, assim como a numerosa quantidade de barcos de pesca coloridos, ancorados em seu pequeno porto. Em alguns momentos, dava-me a impressão de estar em alguma daquelas pequenas vilas asiáticas.


São Jose do Norte está localizado no extremo sul do estado e é banhado pelo Oceano Atlântico e pela Laguna dos Patos, formando uma das paisagem mais bonitas e peculiares que se pode encontrar naquelas bandas que um dia foi considerada um fim de mundo, mas também conhecida por "Península de Pernambuco". quando ainda era primitivamente habitada por índios Carijós, Charruas e Minuanos.


HISTÓRIA DA CIDADE:
A cidade começou a surgir por volta de 1725, quando João de Magalhães estabeleceu um posto de vigilância na margem do canal de Rio Grande, com o objetivo de assegurar a posse da barra, impedindo a entrada dos espanhóis e garantir o livre comércio de gado francamente praticado por dezenas de tropeiros. 
Por volta de 1738, começaram a surgir os primeiros casais açorianos, para desenvolverem a agricultura local. Hoje o município é reconhecido também pelo cultivo da cebola, que figura como a sua principal atividade econômica.

ORIGEM DO NOME:
O nome São José do Norte, apresenta duas versões: 

  1. A primeira, vem da crendice de que os primeiros habitantes da região depositavam crença em São José e que os historiadores acrescentaram o nome "do Norte", por que era o lugar que ficava ao norte do município do Rio Grande.
  2. A segunda é que o nome "São José" teria sido em homenagem ao Rei de Portugal, D. José I. a um lugar que até então, era chamado de Norte, Arraial do Norte e Povo do Norte.


São Jose do Norte possui vários pontos e atrativos de interesse turístico, embora ainda caminhe a passos lentos,  por falta de incentivos tanto publico quanto privado.
Entre esses atrativos, podemos destacar por exemplo, a procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes, a Igreja Matriz de São José do Norte, Praia do Mar Grosso, a Barra, o Molhe Leste e os prédios históricos espalhados pelo centro da cidade, como:

SOLAR DO GIBBON
Construção anterior a 1900 serviu de residencia e comercio na cidade
Localização: Rua General Osório nº.134.

PRÉDIO DA INTENDÊNCIA:
Construído em 1898, em estilo eclético, o prédio localizado na rua Marechal Deodoro e já abrigou mais de 20 administradores entre intendentes e prefeitos. Em 1892, o Doutor João Landell de Moura era investido no cargo como primeiro intendente a governar o município até o ano de 1894. Em épocas passadas, o prédio abrigou importantes reuniões, saraus, concertos musicais, apresentações de declamadores e conferências. Entre 1940 e 1947, o salão da prefeitura também abrigou reuniões dançantes de caráter comemorativo e eventos de São José do Norte.


SOLAR DOS IMPERADORES:
Considerada na época a maior mansão colonial do Município, hospedou dois Imperadores; em 1826, Dom Pedro I quando em visita a Província, e em 1845, o Imperador Dom Pedro II e a Imperatriz Dona Tereza Cristina, acompanhados de destacada comitiva, desejosos de conhecer a Vila que foi capaz de resistir a invasão Farroupilha, oportunidade na qual Dom Pedro II oficializou o título de " MUI HERÓICA VILLA", distinção conferida apenas às guarnições que demonstravam fidelidade à Coroa Imperial defendendo-a a qualquer preço.

São Jose do Norte oferece também, paisagens lindíssimas e bucólicas a serem visitadas como:

BARRINHA DO ESTREITO:
local onde a água doce da Laguna dos Patos, corre na direção do mar, seguindo por uma margem sinuosa de floresta de (pinus), que serve de abrigo aos pássaros e aos visitantes.


PRAIA DO BARRANCO:
As margens do Município, encontra-se a Praia do Barranco, balneário de água doce, onde oferece aos visitantes seus bancos de areia, para usufruir da calmaria da Laguna dos Patos e contemplar no final da tarde, um belíssimo pôr de Sol.

PRAIA DO MAR GROSSO:
O balneário, com suas águas claras e ambiente calmo, propicia lazer e descanso aos que valorizam a beleza natural de um local onde o que se vê é a imensidão do mar e o que se ouve são as ondas quebrando na areia.

FAROL ATALAIA:
Torre de observação, localizada na Povoação da Barra. Foi construída no ano de 1820 e esteve em operação até 1972. Atalaia do Norte, foi a primeira obra de engenharia do Rio Grande do Sul.


São José do Norte faz parte da Rota Açoriana que engloba os municípios do litoral: entre Rio Grande até Torres, e na serra do mar: de Santo Antônio da Patrulha à Mampituba.

DISTANCIAS: 
De porto alegre a São José do Norte, são 364,1 Km através da BR-390 e BR-101 totalizando 4 h e 30 min. e 383,9 Km através da BR-116.
Até o próximo passeio!




Comentários

Postagens mais visitadas