sábado, 31 de outubro de 2015

ADÃO LATORRE E CHICO DIABO BANDIDOS OU HERÓIS?

Eu gosto de ouvir, de conhecer e também de contar histórias e por isto estou sempre correndo atras delas, e um fato que me chamou a atenção, foi a historia de Adão Latorre e Chico Diabo, dois personagens emblemáticos e contraditórios, que fazem até hoje os historiadores discutirem, se eles foram afinal bandidos ou heróis? Minha curiosidade só aumentou quando uma amiga de minha sogra contou ser parente de Adão. Ela se chamava Geni Latorre Traçante.

Visitar a cidade de Bage me oportunizará conhecer além de seus monumentos históricos, sua cidade cenográfica, onde foram gravadas as cenas do filme "O Tempo e o Vento" e também os túmulos desses dois homens tão emblemáticos: Adão Latorre e Chico Diabo.
Latorre foi enterrado no cemitério dos Anjos, localizado a 5 quilômetros da cidade. Homem negro e pobre,  lutou na revolução federalista, ocupando nas forças oposicionistas, o posto de tenente-coronel em 1893 e coronel em 1923. Sua história mais famosa, foi a degola do Rio Negro, onde Adão degolou mais de 300 Chimangos (como eram chamados os governistas em 1923).


Ainda, num outro cemitério distante a 12 quilômetros de Bagé, está sepultado o cabo Jose Francisco Lacerda, mais conhecido como, Chico Diabo, famoso militar que matou na Guerra do Paraguai, o comandante Solano Lopes, no cerro do Corá - Argentina, em 1870.
Veja toda a sua história AQUI.
Acho importante ir atras destes fatos históricos, em que homens apostavam suas vidas em batalhas sangrentas, na defesa de seus ideais políticos e que são tão pouco divulgado nas cadeiras escolares, do nosso país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Você também pode gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...