A REVOLTA DE QUEIMADOS.


História que a disciplina de historia, não conta nas salas de aula... Mas como eu tenho grande interesse por história e principalmente ao que se refere a sua preservação, não pude deixar de postar este texto aqui no blog:


Inaugurada em 1849, a Igreja São José foi o estopim da Insurreição numa pequena vila chamada de Queimado, a 20 quilômetros de Vitória, considerada a principal revolta de escravos no Espírito Santo.
Conta o historiador Clério José Borges que:
Cerca de 300 escravos trabalharam na construção da igreja, mas eles tinham a esperança de que, em troca do serviço, ganhariam a liberdade conforme promessa do pároco. Como isso não aconteceu, no dia da inauguração, 19 de março de 1849, eles invadiram a igreja, interromperam a missa e começaram uma revolta que marcou a escravidão no Brasil.


"Armados com facão, com armas, com rifles e tudo mais. Quando eles saíram, eles foram pelas fazendas da região, pelos sítios da região, arregimentando todos os outros negros e, com isso, foram organizando uma grande revolta. Tropas foram enviadas do Rio de Janeiro para conter a revolta que durou quatro dias e terminou com a derrota dos escravos". As fotos postada no texto, é o que restou da igreja, onde ocorreu este importante fato histórico e cujo a administração publica municipal ou estadual, não deram a minima importância no sentido de preservação deste patrimônio.
Veja toda a reportagem divulgada na TV,  AQUI
Assim com este, existem outros patrimônios esquecidos e espalhados pelo nosso pais sem a devida atenção que merecem. Veja as ruínas igreja NO SERGIPE  e também EM IVOTI.

Até a próxima postagem!

Comentários

Postagens mais visitadas