UM CAFE EXPRESSO POR FAVOR!


Tudo bem, podem me xingar à vontade! .. Mas hoje de manhã quando fui a uma lanchonete, aqui perto de casa, para comprar "cigarros", fui interpelado por um senhor que já se encontrava dentro do estabelecimento e que com cuidado e simpatia se aproximou do balcão onde eu estava e me pediu que eu lhe pagasse um café expresso. Claro que eu, flexível como muitas vezes sou, aceitei o seu pedido, sendo observado silenciosamente por outros clientes e funcionários que pareciam inicialmente tensos com o que presenciavam e somente relaxaram quando assistiram na pratica a xícara de café ser servida.
Lembrei do Café Pendente ou compartilhado, que já postei AQUI no blog e que diferentemente do que aconteceu comigo na lanchonete, trata-se de uma troca gentil entre anônimos: um sistema no qual você toma um café pago por alguém e pode fazer a mesma gentileza: deixar um café pago para outra pessoa que nunca viu. 
O “café suspenso” é uma tradição local criada em Napolis, durante a Segunda Guerra Mundial e que ressurgiu há alguns anos como resultado dos tempos difíceis.  
Revirei a Internet, procurando Cafés, aqui em Porto Alegre, que utilizam esta pratica, que eu chamaria de fraternal e encontrei apenas um: Agridoce Café - na Sarmento Leite 1024- Cidade Baixa, postado no blog de Mariana Fritsch.
Que bom seria, se outros estabelecimentos também adotassem este sistema e ficassem de fora do elitismo e da auto promoção.

Comentários

Postagens mais visitadas