terça-feira, 25 de agosto de 2015

A PONTE DE FERRO

Uma das grandes atrações num passeio para Nova Roma do Sul, é visitar a bela “Ponte de Ferro” e por esta razão decidi fazer um post aqui no blog, contando a sua história.


LOCALIZAÇÃO:
Construída sobre o Rio das Antas, demarcando o limite entre os municípios de Nova Roma do Sul e Farroupilha. Também é possível chegar até ela, vindo por caminhos alternativos de Antônio Prado, apreciando no caminho sinuoso, pequenas cascatas que escorrem pelos paredões rochosos, cercados por muita mata nativa e pequenas propriedades rurais que se dedicam a agricultura.


CARACTERÍSTICAS E DATA DA CONSTRUÇÃO:
A construção da ponte, é datada de 1928 durante o governo Getúlio Vargas, então presidente do Estado. Uma de suas características, é um pilar de 22 metros de altura, no meio do rio, cujas as pedras foram retiradas de duas pedreiras, do próprio rio.


HISTÓRIA DE SUA INAUGURAÇÃO:
Sobre a historia da sua inauguração, que deveria ocorrer no dia 12/10/1930, tem um fato pitoresco: A ponte permanecia fechada com correntes, aguardando a data escolhida para a inauguração, mas nove dias antes, quando culminou a Revolução de 30, caminhões do Exército, que dirigiram-se a São Paulo, chegando à ponte, desamarraram as correntes que a mantinham fechada, dispararam tiros de fuzil contra a placa, dando assim por inaugurada a ponte Getúlio Vargas, nome que não pegou. Hoje é chamada popularmente de “Ponte de Ferro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Você também pode gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...