O QUE ACONTECEU SENHORITA SIMONE?


Eu fiquei por demais emocionado ao assistir nesta semana, "What Happened, Miss Simone?- (O que aconteceu, senhorita Simone?)". Eu acho inclusive que só fiz a assinatura do Netflix, impulsionado pela curiosidade ao documentário veiculado por eles e que parece ter sido indicado a concorrer ao próximo Oscar.
What Happened, Miss Simone? - conta a trajetória artística e de vida, (através de um documentário), da grande pianista, cantora e compositora Nina Simone que se engajou politicamente durante sua carreira, na defesa pelos direitos civis, numa época onde o racismo predominava com grande força nos EUA.
Nascida negra, de origem humilde, numa cidade do interior da Carolina do Norte, ainda menina caminhava em silencio por uma linha de trem que separava os brancos dos negros, para tomar aulas de piano. Sonhava um dia ser a unica pianista americana e negra de musica clássica, sonho que lhe foi suprimido pela Curtis Institute of Music na Filadélfia pela cor de sua pele. Já moça precisou unir piano e voz em casas noturnas, (escondido de seus pais), para poder sustentar a família, onde se popularizou como cantora e mais tarde conheceu o marido e empresario que a espancava.
Mesmo com a fama, dinheiro e reconhecimento artístico, Nina nunca conseguiu sublimar seu medo e rancor por uma sociedade que sempre colocou os negros numa posição de inferioridade. Usava suas composições para protestar e cada vez mais tornava-se uma mulher agressiva na vida pessoal e no palco. Sofria de uma doença chamada transtorno bipolar, que a fazia mudar de humor constantemente e que só foi diagnosticada alguns anos antes de sua morte. Certa vez foi lhe perguntado numa entrevista, o que era liberdade?
O que ela respondeu: É não sentir medo!

Comentários

Postagens mais visitadas