sábado, 4 de julho de 2015

O PALACETE DA ANTIGA AMERICAN BOITE EM PORTO ALEGRE - URBEX




Mas que lugar é este?.. -perguntei ao meu colega, sem receber muita atenção da parte dele, quando fomos lavar a ambulância, na Rua Voluntários da Pátria e me deparei com este prédio em ruínas, mas que mesmo degradado, ainda ostenta detalhes de uma arquitetura que foi elegante no passado, e hoje é ocupado por uma empresa e lavagem de automóveis chamada Cascalho. 



Esta região da cidade que margeia a Rua Voluntários da Pátria, nunca foi alvo da minha atenção, por ser considerado um local obscuro, sujo e de marginalização, reconheço meu preconceito, mas que particularmente neste dia, aguçou-me a curiosidade com relação a sua historia no contexto da cidade, por apresentar atualmente tantos prédios decadentes e armazéns abandonados.




O palacete em ruínas que me chamou a atenção, foi palco da American Boite, que na metade do seculo XX, foi uma requintada casa noturna. Nele a burguesia que apreciava a boêmia, se encontravam para beberem, dançarem e ouvir boa musica. Dizem até, que Lupicínio Rodrigues visitou e cantou algumas vezes nesta casa.



Nesta época a Voluntários da Pátria, nas proximidades do centro da cidade, era um local efervescente com residencias e comercio ativo. Como a rua ficava às margens do Guaíba, o que favorecia a entrada e saída de produtos da cidade, muitas fabricas e industrias começaram a se estabelecerem, fazendo com que muitos antigos moradores fossem embora e outros chegassem.


Mais tarde, com o aterramento da área, onde hoje passa a Avenida Castelo Branco, essas fabricas e industrias, por falta de espaço para se expandirem, mudaram-se para outros pontos da cidade, esvaziando ainda mais aquela região. O que restou, foi um lugar abandonado, cercado por casas e sobrados antigos e decadentes, recicladores de lixo e armazéns vazios.



Este é mais um tipico erro, gerado pelas politicas publicas ocorridas em varias cidades no mundo, que hoje tentam reverter este quadro, através de incentivos que dinamizem setores culturais e sócias nestes prédios. Um erro que pode ser revertido como fez Nova Iorque ao revitalizar bairros como: o High Line,  Meatpacking District. (antigo matadouro) e tantos outros.




Um comentário:

  1. Boa tarde:

    Legal o blog!
    Alias o achei por uma das imagens acima...
    Costumo passar por essa área às vezes; e até temo - devo passar amanhã e fico com cautela/para nada dar errado.
    Confesso que prefiro essa parte do que a AGITADA _ alias essa última MUITO PIOR.
    Infelizmente, POA: como o RS degradaram e muito. Resido aqui há mais de 21 anos e sei da diferença.
    Saliento o tópico DICAS DE VIAGENS, pois como estudei TURISMO: sou suspeito para falar.
    Vale salientar CAUTELAS para que turistas devam tomar (principalmente para FORA DO BRASIL). Há até alguns livros disso. Bons mesmo.
    Sucesso aqui e caso retorne quero ver mais coisas.

    Tchau,
    Rodrigo

    ResponderExcluir

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Você também pode gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...