O PALACETE ABANDONADO DA ANTIGA AMERICAN BOITE EM PORTO ALEGRE - URBEX

Mas que lugar é este?.. -perguntei ao meu colega, sem receber muita atenção da parte dele, quando fomos lavar a ambulância, na Rua Voluntários da Pátria e me deparei com este prédio em ruínas, mas que mesmo degradado, ainda ostenta detalhes de uma arquitetura que foi elegante no passado, e hoje é ocupado por uma empresa de lavagem de automóveis chamada Cascalho.
Será que não vai desabar em cima de nós?..


Esta região da cidade que margeia a Rua Voluntários da Pátria, nunca foi alvo da minha atenção, por ser considerado um local obscuro, sujo e de marginalização, reconheço meu preconceito, mas que particularmente neste dia, aguçou-me a curiosidade com relação a sua historia no contexto da cidade, por apresentar atualmente tantos prédios decadentes e armazéns abandonados.


O palacete em ruínas que me chamou a atenção, foi palco da American Boite, que na metade do seculo XX, foi uma requintada casa noturna. Nele a burguesia que apreciava a boêmia, se encontravam para beberem, dançarem e ouvir boa musica. Dizem até, que Lupicínio Rodrigues visitou e cantou algumas vezes nesta casa.



Nesta época a Voluntários da Pátria, nas proximidades do centro da cidade, era um local efervescente com residências e comercio ativo. Como a rua ficava às margens do Guaíba, o que favorecia a entrada e saída de produtos da cidade, muitas fabricas e industrias começaram a se estabelecerem, fazendo com que muitos antigos moradores fossem embora e outros chegassem.


Mais tarde, com o aterramento da área, onde hoje passa a Avenida Castelo Branco, essas fabricas e industrias, por falta de espaço para se expandirem, mudaram-se para outros pontos da cidade, esvaziando ainda mais aquela região. O que restou, foi um lugar abandonado, cercado por casas e sobrados antigos e decadentes, recicladores de lixo e armazéns vazios.


Este é mais um típico erro, gerado pelas politicas publicas ocorridas em varias cidades no mundo, que hoje tentam reverter este quadro, através de incentivos que dinamizem setores culturais e sócias nestes prédios. Um erro que pode ser revertido como fez Nova Iorque ao revitalizar bairros como: o High Line,  Meatpacking District. (antigo matadouro) e tantos outros.











Comentários

  1. Boa tarde:

    Legal o blog!
    Alias o achei por uma das imagens acima...
    Costumo passar por essa área às vezes; e até temo - devo passar amanhã e fico com cautela/para nada dar errado.
    Confesso que prefiro essa parte do que a AGITADA _ alias essa última MUITO PIOR.
    Infelizmente, POA: como o RS degradaram e muito. Resido aqui há mais de 21 anos e sei da diferença.
    Saliento o tópico DICAS DE VIAGENS, pois como estudei TURISMO: sou suspeito para falar.
    Vale salientar CAUTELAS para que turistas devam tomar (principalmente para FORA DO BRASIL). Há até alguns livros disso. Bons mesmo.
    Sucesso aqui e caso retorne quero ver mais coisas.

    Tchau,
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. NAS DECADAS DE 70 E 80 ALI FUNCIONOU A bOATE cASCALHO JÁ NA FASE DECADENTE DESSE LOCAL.

    ResponderExcluir
  3. JA AO LONGO DA DECADA DE 70 E MEADOS DE 80 O REFERIDO LOCAL JÁ ESTAVA NA SUA FASE DECADENTE, ONDE NESSE ERA LOCALIZADA A BOATE CASCALHO QUE SE CONTRADIZIA COM O PASSADO E A FAMA DA ANTIGA BOATE.

    ResponderExcluir
  4. jÁ AO LONGO DA DÉCADA DE 70 E INICIO DA DE 80, O LOCAL JÁ ESTAVA NA FASE DECADENTE, ONDE JÁ FUNCIONAVA A ANTIGA BOATE CASCALHO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagens mais visitadas