UM LUGAR PARA SER LEMBRADO POR TODA A HUMANIDADE.


Um amigo retornou de Berlim a cerca de 15 dias e com ele, trouxe algumas fotos da cidade e de Sachsenhausen, um dos três maiores campos de concentração do regime nazista na Alemanha.
Para muitas pessoas deve parecer estranho ir para a Europa e conhecer um campo de concentração nazista, onde tantas pessoas inocentes, foram desumanamente exterminadas por uma politica baseada no racismo e no ódio. Mas isto foi um fato verídico que deve ser vivenciado (olhado de perto), para que se elimine qualquer ideia de ficção à respeito do acontecido e se crie uma experiencia real; Tipo: Aquilo que experimentamos através dos nossos olhos, se aprofunda na alma, uma vez que se aprende muito mais visitando o lugar do que lendo em livros ou assistindo em filmes de TV.


Desde de 2009, o governo alemão vem investindo milhões de euros, em seus memoriais históricos, o que pra mim parece uma responsabilidade social do estado.
Quando retornei de Nova Iorque em Janeiro de 2013, lamentei ter passado do lado do memorial 11 de Setembro e seu museu e não ter entrado. Era um dia muito frio, com uma fila interminável e alem de tudo, aquele espaço aberto, onde antes ficavam as duas torres, me causou na época, um desconforto indescritível. Quando cheguei ao Brasil me arrependi de não ter feito a visita.


O Campo de Concentração Sachsenhausen, foi o primeiro campo nazista entre os anos em que os alemães estiveram no seu comando.
Entre 1936 e 1945, foram mortas 200.000 mil pessoas, a sua maioria, judeus, ciganos, homossexuais, pobres e deficientes físicos. Fica a 35 km ao norte de Berlim, na cidade de Oranienburg com visitação gratuita.

Comentários

Postagens mais visitadas