terça-feira, 9 de junho de 2015

SE NÃO É MAR, O QUE É ENTÃO? PELO TAMANHO, SÓ PODE SER MAR!

Se o Guaíba e parte da Lagoa dos Patos não é mar, pelo tamanho se parece, disse um dos quatro amigos sergipanos que aqui estiveram me visitando em Maio deste ano e ficaram impressionados com o seu tamanho.
E por mais que eu insistisse que o Guaíba se tratava de um lago que se ligava a uma grande lagoa e mostrasse no Google Maps do meu Smart fone, eles recaiam no mesmo engano e  perguntavam:
-Mas aqui não tem boto, peixe boi e jacarés?
-Não que se saiba! - Eu respondia, com o auxilio explicativo de uma amiga também gaucha.
-Então só pode ser mar! - concluíam.
-E por que que não tem ondas?..


O fato é que estamos falando  da Lagoa dos Patos, uma das maiores lagoas do mundo. Para ser exato a maior laguna do Brasil e a segunda maior de toda a América do Sul (perdendo apenas para o Lago de Maracaibo, na Venezuela). 
A Wikipedia me informou, que nossa gigantesca lagoa aqui no Sul, possui 265 quilômetros de comprimento, 60 quilômetros de largura (na sua quota máxima), 7 metros de profundidade (na sua quota máxima), e uma superfície de 10.144 km², estendendo-se na direção norte-nordeste-sul-sudoeste, paralelamente ao Oceano Atlântico, costeando cidades como: Barra do Ribeiro, Arambaré, Tapes, São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande, São Jose do Norte, Mostardas, Tavares, Capivari do Sul, Camaquã, Viamão, Turuçu e ligando-se ao oceano na Barra do Rio Grande.


A lagoa é tão grande e sinuosa, que era difícil para eles aceitarem que não era o mar, pensei.
A gente que mora aqui do lado, por vezes também perde a noção de seu tamanho!
Em 2010 visitei com minha família, alguns amigos em Santa Vitoria do Palmar, saindo de Poa pela BR- 116 ate Rio Grande, postado AQUI no blog e depois retornamos a Poa, pelo lado oposto, (São Jose do Norte, Tavares, Mostardas, Viamão) fazendo a volta na lagoa. A viagem é fantástica, principalmente pela diversidade de paisagens lindas  e diferentes que se encontra pelo caminho. É quando fizemos essas aventuras por caminhos que desconhecemos, é que se tem noção das coisas grandiosas que nos cerca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Você também pode gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...