PARQUE DA LAGE- RIO DE JANEIRO.


Visitar a cidade maravilhosa, cheia de lugares turísticos e encantadores e não conhecer o Parque da Lage, deve ser desculpas para um dia retornar ao Rio e reiniciar tudo do ponto zero, já que a cidade possui uma infinidade de coisas para serem feitas e nem sempre o tempo é nosso aliado. 
Um dos lugares bacanas para se conhecer, é o Parque da Lage, cuja a historia está diretamente ligada a historia do Rio de Janeiro.



No século 16, funcionava como engenho de açúcar, mas em 1840, parte das terras foi comprado por um britânico que contratou o paisagista compatriota John Tyndale, para projetar o jardim em estilo europeu. Mais tarde o terreno passou para as mãos de Henrique Lage, que para agradar a esposa, mandou construir uma réplica de um palácio romano. A mansão erguida em torno de uma piscina tem mármores e azulejos italianos.
No ano de 1936, a esposa de Henrique Lages funda a Sociedade do Teatro Lírico Brasileiro e organiza magníficas festas em que figuravam os mais proeminentes representantes da sociedade carioca. Endividado, Henrique Lage precisou desfazer-se de parte de seu patrimônio. Para que o parque sobrevivesse como patrimônio histórico e artístico o mesmo foi tombado com ajuda do governador Carlos Lacerda.


Hoje, o Parque da Lage é um espaço publico tombado como Patrimônio Histórico e Cultural pelo IPHAN, o local é uma ótima atração para realizar passeios junto a natureza e ainda possui lago, ilhas artificiais, pontes e gruta, construídos em argamassa, imitando rochas e troncos de árvores. Há ainda um parque infantil, áreas para piqueniques e uma trilha imperdível que leva ao Cristo Redentor.


A mansão abriga a Escola de Artes Visuais, onde desenvolve programas de formação de curadores, artistas, pesquisadores e interessados em artes, alem de exposições e outros eventos culturais, servindo como palco de algumas tomadas para o filme"Terra em Transe", de Glauber Rocha. A piscina é o local mais famoso e já foi palco de peças de teatro e filmes. Em 1968, Joaquim Pedro Andrade filmou "Macunaíma". Mais recentemente o rapper Snoop Doggy utilizou a piscina nas gravações do clipe "Beautiful". 
O Parque da Lage esta localizado na rua Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ, 22461-000 - (21) 3257-1800.

Comentários

Postagens mais visitadas