QUEM FOI DINDI DE TOM JOBIM.


Entre os meus prazeres, gosto de ouvir musica e por uma satisfação maior, entende-la e para entende-la, é necessário pelo menos compreender sua letra, conhecer a sua historia que nem sempre corresponde a o que ouvimos e interpretamos, já que algumas canções possuem uma dubieza de sentidos, criando algumas pluralidades naquilo que quer dizer. Vou me explicar:
Há exemplo disto, é a musica "Dindi" de Tom Jobim e Aloysio de Oliveira, composta na década de 1950, que muita gente dizia ser dedicada a cantora Sylvia Telles que tinha o apelido de Dindi e foi casada com Aloysio,  parceiro de Tom na própria musica. Ouvindo a musica realmente dá a impressão de se tratar de uma declaração de amor a uma mulher...
A canção que fez grande sucesso na voz da propria Sylvia Telles em 1957 e registrado pela gravadora Odeon, continuou a fazer sucesso nas vozes de Maysa, Alaíde Costa, João Gilberto, Elizeth Cardoso, Gal Costa, Astrud Gilberto, Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e muitos outros.
Mas quanto a suposta homenagem do maestro e compositor Tom Jobim a cantora Sylvia Telles, ha uma controvérsia, na qual a composição "Dindi", seria um lugar, uma fazenda de nome Dirindi nos limites da casa de campo da família Jobim, em São Jose do Vale do Rio Preto, num lugar chamado Poço Fundo, as margens do Rio Preto, que seria uma especie de paraíso ecológico, onde o compositor encontrava inspirações para algumas de suas composições mas conhecidas e famosas como Águas De Março.
No livro que Helena Jobim escreveu, chamado "Antonio Carlos Jobim, um ser iluminado." Ela diz o seguinte: Ele via o rio passar, roncando nas pedras, as águas espumaradas. Aquele ruido o apaziguava. Na outra margem, começava o pasto que ia dar no morro do Dirindi.
Dirindi não era como muitos pensavam, um nome de mulher. Mas sim toda aquela vasta natureza e seus segredos...👊

Comentários

Postagens mais visitadas