SEGREGAÇÃO RACIAL AMERICANA.


Enquanto conversávamos sobre racismo, meu viZinho comentou sobre uma fotografia que ele viu numa revista qualquer e que o deixou impressionado com a vergonhosa força do racismo em algumas cidades norte americanas, onde em alguns estabelecimentos comerciais, haviam grotescamente locais diferenciados para os clientes beberem água de acordo com a cor de pele.
Por coincidência vi a foto a que ele se referia, numa postagem sobre o racismo, e também discriminação contra gays,  no blog Muque de Peão de autoria do Luciano.
Eu particularmente acho que este tipo de assunto, que envolve discriminação de qualquer natureza, deve ser, combatido, debatido, publicado em revistas, jornais, blogs e qualquer outro veiculo insistentemente, até que se crie uma conscientização e novas posturas diante dessas atitudes segregadoras, que envergonham o mundo e o impede de crescer.

teatro apenas para pessoas de cor

O debate sobre discriminação racial nos Estados Unidos se acirrou, desde a absolvição de George Zimmerman, o hispânico que matou o adolescente negro Trayvon Martin. Ele, que era segurança comunitário, perseguiu o garoto que voltava para a casa do pai na periferia de Sanford e após uma disputa corporal, disparou contra sua cabeça. Martin morreu na hora.
Na época do veredicto, o presidente Barack Obama pediu a seus compatriotas que fizessem um "exame de consciência" com relação a seus próprios preconceitos. A teoria que impera na opinião pública norte-americana é de que, se Martin não fosse negro, seu algoz não o teria considerado "suspeito".

Comentários

Postagens mais visitadas