SALA DE VOTOS NA IGREJA NOSSO SENHOR DOS PASSOS EM SÃO CRISTOVÃO- SERGIPE

Sabe aqueles objetos que inexplicavelmente você tem alguma fissuração e que se parar para pensar não encontra lógica no desejo de adquiri-los? Pois bem, eu tenho alguns objetos que gostaria de te-los e desisti de me questionar, para descobrir por que razão anseio por adquiri-los. 
Primeiro que indiscutivelmente aprecio objetos antigos, não importa do que são feitos. Segundo que os de minha preferencia são os de madeira e hoje ao folhear uma revista, lembrei que eu queria a algum tempo atrás, esses antigos moldes de madeira, utilizados na fabricação de sapatos, pelos profissionais deste oficio. Nós seres humanos estamos sempre querendo alguma coisa, que alimente os misteriosos mecanismos da nossa alma, cuja as palavras não encontramos para nos fazermos entender.


E não é que nesta semana, quando estive visitando o museu localizado no Conjunto Carmelita, que é composto pela Igreja e Convento do Carmo e a Igreja da Ordem Terceira, ou Igreja de Nosso Senhor dos Passos, como é conhecida em São Cristóvão, no Sergipe, deparei-me com uma infinidade de esculturas de pernas, pés, braços, mãos, cabeças, em madeira, pendurados no teto de uma sala da igreja, chamada sala de Votos.


Ver aquelas pernas de madeira penduradas no teto, me causou um certo desconforto aliado ao desejo de adquiri-las, por toda a historia e cultura que a envolve. Conforme a informação dada pelo funcionário que me recepcionou na igreja, esses objetos eram oferecidos como penitencia pelos fieis que alcançavam alguma graça ou com a finalidade de expiar seus pecados.


Comentários

Postagens mais visitadas