A MISTERIOSA PEDRA DO FRADE.

Faz muito tempo que eu queria conhecer este lugar, mas sempre surgiram contratempos, que me impediram de conhecer, desta vez dediquei uma tarde inteira para isto. 
Quando fomos chegando perto da pedra e percebemos o seu tamanho e a sua posição, num ponto isolado e na beira do mar, uma sensação mística e de medo, foi batendo em mim. Estas coisas que se sente, mas não sabemos explicar!..
😱Bendita natureza e seus mistérios!..


Era uma Sexta Feira 10/10/2014 durante a tarde, eu e minha amiga Rose Milene, decidimos conhecer a misteriosa Pedra do Frade, localizada na extremidade norte da Praia do Gi, a mais ou menos 8 quilômetros do centro de Laguna-SC. 
O que instiga quem visita esta misteriosa pedra é o fato dela estar sustentada sobre três pontos de uma superfície rochosa e inclinada sobre o mar, desafiando a lei da gravidade, de Isaac Newton,
É inacreditável!!
No alto desta pedra, outro pedaço de rocha menor, que curiosamente se equilibra sobre a primeira, faz com que as pessoas se questionem se a estrutura seria uma obra da natureza, ou construída por mãos humanas.
Esse monolítico de nove metros de altura e cinco metros de diâmetro, recebeu o nome de Pedra do Frade, pela semelhança com um padre franciscano.


Estudiosos relatam duas histórias sobre o monumento: A primeira diz que a Pedra do Frade foi colocada estrategicamente pelos índios pré-históricos que habitavam a região, há mais de 3 mil anos. A outra, mais conhecida, aponta a Pedra do Frade como o verdadeiro marco inicial do Tratado de Tordesilhas, acordo assinado entre Portugal e Espanha, em 1494.


A terceira hipótese, é que a pedra estaria ali como referência para os navegadores, já que está colocada no fim da última baía do litoral sul brasileiro, dali para a frente eles teriam que enfrentar o alto-mar.
Há ainda a tese dos espiritualistas,  que afirmam a pedra ter sido colocada naquele ponto, por seres extraterrestres e  que quem visita o lugar e abraça a Pedra do Frade, consegue sentir uma energia fora do normal.



Na verdade todo o local que circunvizinha o monumento, é de uma grande beleza e misticidade sentida não só na quantidade de pedras enormes e de diferentes formas e tamanhos, mas também no cume do morro por onde se sobe, para se ter acesso a pedra, formado por um planalto circular, de onde se vê o mar e parte da cidade, dando a sensação de que estamos num outro mundo. Estaríamos?




O fato é que, assim como em pedras enigmáticas como Stonehenge, no Reino Unido e a Cama de Anchieta, em Itanhaém-SP, a grande atração que se cria é a inquietação acerca da sua formação.







Ainda na Praia do Gi, olhando-se na direção do mar, podemos observar uma outra formação rochosa que se assemelha muito com uma baleia nadando nas proximidades da costa.  Quando a onda bate num de seus lados, é possível vermos um efeito parecido com o suspiro de uma baleira; esta formação rochosa recebeu o nome de Pedra da Baleia. 
Até a próxima viagem!..


Comentários

Postagens mais visitadas