terça-feira, 14 de outubro de 2014

A MISTERIOSA PEDRA DO FRADE.

'Quando fomos chegando perto da pedra e percebemos o seu tamanho e a sua posição num ponto isolado e na beira do mar, uma sensação mistica e de medo, foi batendo em mim. Estas coisas que se sente, mas não sabemos explicar!.'
Bendita natureza e seus mistérios.


Nesta Sexta Feira 10/10/2014 durante a tarde, eu e minha amiga Rose, decidimos conhecer a misteriosa Pedra do Frade, localizada na extremidade norte da Praia do Gi, a mais ou menos 8 quilômetros do centro de Laguna-SC. O que instiga quem visita esta misteriosa pedra é o fato dela estar sustentada sobre três pontos de uma superfície rochosa e inclinada sobre o mar, desafiando a lei da gravidade.
No alto desta pedra, outro pedaço de rocha menor, que curiosamente se equilibra sobre a primeira, faz com que as pessoas se questionem se a estrutura seria uma obra da natureza ou construída por mãos humanas.
Esse monolítico de nove metros de altura e cinco metros de diâmetro, recebeu o nome de Pedra do Frade, pela semelhança com um padre franciscano. 


Estudiosos relatam duas histórias sobre o monumento: A primeira diz que a Pedra do Frade foi colocada estrategicamente pelos índios pré-históricos que habitavam a região, há mais de 3 mil anos. A outra, mais conhecida, aponta a Pedra do Frade como o verdadeiro marco inicial do Tratado de Tordesilhas, acordo assinado entre Portugal e Espanha, em 1494.


A terceira hipótese, é que a pedra estaria ali como referência para os navegadores, já que está colocada no fim da última baía do litoral sul brasileiro, dali para a frente eles teriam que enfrentar o alto-mar.
Há ainda a tese dos espiritualistas,  que afirmam a pedra ter sido colocada naquele ponto, por seres extra-terrestres e  que quem visita o lugar e abraça a Pedra do Frade, consegue sentir uma energia fora do normal.



Na verdade todo o local que circunvizinha o monumento é de uma grande beleza e misticidade sentida não só na quantidade de pedras enormes e de diferentes formas e tamanhos, mas também no cume do morro por onde se sobe, para se ter acesso a pedra, formado por um planalto circular, de onde se vê o mar e parte da cidade, dando a sensação de que estamos num outro mundo.




O fato é que, assim como em pedras enigmáticas como Stonehenge, no Reino Unido e a Cama de Anchieta, em Itanhaém-SP, a grande atração que se cria é a inquietação acerca da sua formação.



Ainda na Praia do Gi, olhando-se na direção do mar, podemos observar uma outra formação rochosa que se assemelha muito com uma baleia nadando nas proximidades da costa.  Quando a onda bate num de seus lados, é possível vermos um efeito parecido com o suspiro de uma baleira; esta formação rochosa recebeu o nome de Pedra da Baleia. 
Até a próxima viagem!..


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Você também pode gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...