UMA VISITA A CIDADE DOS MORTOS.


Nesta quarta-feira 17/09/2014, durante a tarde, decidi fazer um passeio inusitado, visitar os principais e o mais antigo cemitérios de Porto Alegre, cujo alguns corredores e quadras expõe verdadeiras relíquias e por que não dizer, obras de arte, no que se refere a esculturas e adornos feitos de mármores, pedra sabão, ferro, bronze e antigos mausoléus, alguns esquecidos a o relento tornando-os ainda mais bonitos.


Eu estava acompanhado de uma amiga, que também se empenhou neste passeio, me ajudando a identificar alguns mausoléus de famílias abastadas, assim como de outras pessoas que fizeram parte da historia da cidade, até mesmo construí-la. Ja na entrada principal da necrópole se lê a instigante inscrição em latim:  "Reverte ad locum tuum" que significa: Volta ao teu lugar. A própria palavra cemitério vem do latim "coemeteriun" e do grego "koimeterion", (eu durmo).


Para os que acreditam, que um passeio neste lugar em particular, trata-se de um gosto mórbido, destemperado, macabro e sem sentido, devo dizer que ele é uma continuidade da vida, pois como diz a inscrição em seu pórtico de entrada, é para lá que iremos algum dia e que apesar de parecer estranho, nestes ambientes encontramos não somente arte, poesia, reflexão e aprendizado enquanto estamos vivos, mas com certeza muita paz, quando estivermos mortos.


Começamos nosso passeio pelo cemitério da Santa Casa de Misericórdia, o mais antigo do Estado, onde estão sepultadas pessoas famosas como, Julio de Castilhos, Iberê Camargo, Conde de Porto Alegre, José Gomes Pinheiro Machado, Teixeirinha entre outros.



De inicio uma frase nos chamou a atenção enquanto caminhávamos por uma de suas alamedas- "Os vivos são sempre e cada vez mais governados pelos mortos", que me reportou a o positivismo de Auguste Comte, cuja filosofia cultua a imortalidade subjetiva da alma e a memória dos mortos, pelo legado que deixaram para a cultura humana. Acho isto de uma grande verdade!
Esta inscrição pode ser vista também na entrada do Templo Positivista de Porto Alegre que visitei em 25/09/2012, porém com o acréscimo da palavra "Necessariamente" na frase, que a torna filosoficamente mais profunda e bonita.


O cemitério da Santa Casa de Misericórdia, inaugurado em 1850, talvez por ser o mais antigo de Porto Alegre e com mais de um seculo e meio de atividades funerárias, é sem duvidas o de maior interesse histórico e mais bonito entre os outros que visitamos, o São  Miguel e Almas e o Evangélico. 


A construção de seu primeiro muro, por exemplo, foi realizado pelo mesmo construtor da Ponte dos Açorianos (A Ponte de Pedra) e que também foi responsável pelas fundações do Teatro São Pedro.  O primeiro sepultamento aconteceu dia 6 de abril de 1850, um marinheiro português que chegou a Porto Alegre e também de Eva, a primeira escrava ali acolhida, em 12 de abril do mesmo ano.

Campo Santo- local de sepultamento de pessoas
sem identificação ou indigentes.

Vale a pena esclarecer que até 1884, os livres eram sepultados no interior do Cemitério e os escravos, fora de seus muros. No mesmo ano, com a abolição da escravatura em Porto Alegre, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea, todos os falecidos da Capital gaúcha passaram a ser enterrados na parte interna da necrópole.


Cruzar os portões que guardam esse patrimônio da cidade e caminhar por suas alamedas é iniciar uma viagem ao passado, através da arte cemiterial, as transformações sociais, econômicas, políticas e culturais ocorridas ao longo do tempo na história do Estado.
Para as pessoas que tem interesse em realizar este passeio, a Prefeitura de Porto Alegre, dispõe de um programa chamado "Viva o Centro á Pé" com acompanhamento de um guia, mas com datas que devem ser consultadas em seu site.


Uma dica:
Normalmente os cemitérios de Porto Alegre solicitam liberação da administração do mesmo, para a realização de fotografias ou imagens no local. É interessante se informar, para evitar constrangimentos.

O Cemitério Santa Casa de Misericórdia está localizado na Avenida Professor Oscar Pereira, 423
Azenha - Porto Alegre/RS.

Sites de Consultas para este post:

Mais fotos abaixo:


Aqui disponibilizo mais algumas fotos do cemitério Evangélico, que visitei no mesmo dia, localizado na Avenida Oscar Pereira 715, cujo o diferencial é que ele está dentro de um bosque, oferecendo paz e tranquilidade para quem o visita.

Cemitério Evangélico
Divido em duas partes, uma mais antiga e outra menos antiga, o cemitério e cortado pela avenida Oscar Pereira. A parte menos antiga, está localizada entre as Ruas Vicente da Fontoura, Av. Oscar Pereira e Rua Guilherme Schell, com entrada pela Avenida. Oscar Pereira, 7l6.

Cemitério Evangélico.


Cemitério São Miguel e Almas

Cemitério São Miguel e Almas.

Comentários

Postagens mais visitadas