segunda-feira, 8 de setembro de 2014

TRIUNFO


O rio é caudaloso e amarelo, quanto tantos outros rios que se conhece por aqui no Rio Grande do Sul, mas se diferencia pela verde vegetação a sua volta e a luz do sol que doura sua superfície. A balsa ancorada, aguardava os carros e as pessoas que queriam partir, chegar do outro lado em São Jerônimo.Tínhamos poucos minutos depois do almoço e então ficamos admirando a tranquila paisagem da cidade que contem um passado de grandes histórias e particular beleza.



Triunfo constitui um dos mais antigos municípios do RS. Situa-se na junção dos rios Taquari e Jacuí, e possui construções encantadoras em estilo açoriano/português. A casa onde nasceu Bento Gonçalves é um exemplo disto. Quase toda a cidade revela a simplicidade da época que construiu grandes heróis.
Triunfo é também o local de nascimento do dramaturgo Qorpo Santo, da atriz Iracema de Alencar e o local onde se encontra enterrado Jerônimo de Ornélas, fundador da cidade de Porto Alegre.

Casa onde Bento Gonçalves nasceu.

A cidade tem um passado fortemente ligado à Revolução Farroupilha, tendo sido palco de vários combates, como a Batalha do Fanfa, quando Bento Gonçalves foi preso.
Triunfo ainda preserva um patrimônio artístico e arquitetônico considerável, cujo principal representante é a Igreja Bom Jesus, um marco na fundação da cidade e sede da terceira paróquia mais antiga do estado, datada de 1754 e construída em estilo barroco colonial.

Igreja Bom Jesus- Triunfo

Mas uma série de outras edificações civis também são valiosas por sua arquitetura ou história, sendo associadas a personagens do passado local ou riograndense. 
As mais importantes são:

  • O Teatro União, um dos mais antigos do estado (1848), 
  • A antiga residência de Bento Gonçalves (hoje o Museu Farroupilha), 
  • O Prédio Antônio Ferreira Canabarro (hoje a Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social), 
  • O Prédio Antônio Cunha Pacheco (ocupado pela prefeitura), 
  • A casa do Padre José Rodrigues das Neves (servindo como sede da Biblioteca Pública Municipal Coronel João Maia), 
  • A casa de Luiz Barreto (onde funciona a Secretaria de Cultura do município), 
antiga casa do Padre José Rodrigues das Neves 

Parque ecológico COPESUL-Triunfo.

PARQUE ECOLÓGICO COPESUL:
Dentre suas atrações naturais está o Parque Copesul de Proteção Ambiental, com 68 hectares às margens do rio Caí, com vegetação nativa, e a confluência dos rios Jacuí e Taquari, um local de turismo da região, onde fica o Camping do Areal. O Parque Ecológico em Triunfo, nos convida a caminhar num passeio singelo sob a beleza da mata, cipós, pequenos arbustos e arvores que se debruçam nas trilhas, criando verdadeiros tuneis verdes. 

Um comentário:

  1. Triunfo me soa como um lugar esplêndido. História pura. Já perdi tempo demais sem conhecer esse lugar histórico...

    ResponderExcluir

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Você também pode gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...