QUANDO O SEGUNDO SOL CHEGAR...


No contexto da astronomia, Nêmesis é uma estrela hipotética, ou seja, cuja existência ainda não foi provada cientificamente. De acordo com alguns defensores desta teoria, a estrela Nêmesis é uma pequena estrela com a órbita milhares de vezes mais distante que a de Plutão.
Em um episódio do documentário "The Universe" do History Channel, a Nêmesis é designada por alguns como a "gêmea maligna do sol", porque hipoteticamente é responsável por eventos catastróficos a cada 26 milhões de anos (duração da sua órbita em redor do Sol).

Na mitologia grega, Nêmesis era a deusa da vingança, que castigava o comportamento degenerado dos seres humanos. Nêmesis é uma defensora do equilíbrio, justiça e vingança divina, que castigava os homens que quebravam as leis estabelecidas. Além de ser uma opositora da arrogância e orgulho, Nêmesis também defendia as pessoas que tinham sido punidas por crimes que não tinham cometido.

"Quando o segundo sol chegar
Para realinhar as órbitas dos planetas
Derrubando com assombro exemplar
O que os astrônomos diriam se tratar
De um outro cometa
Não digo que não me surpreendi
Antes que eu visse, você disse e eu não pude
acreditar
Mas você pode ter certeza
De que o seu telefone irá tocar
Em sua nova casa que abriga agora a trilha
Incluída nessa minha conversão
Eu só queria te contar
Que eu fui la fora e vi dois sóis num dia
E a vida que ardia sem explicação"
                                               
                                                        Nando Reis.

Comentários

Postagens mais visitadas