PRAIA DO CASAMENTO EM VIAMÃO


Depois de acordarmos tarde, neste Domingo mega ensolarado de 24 de Agosto de 2014, em função de uma festa na noite anterior, na casa de um casal de amigos (Carlinhos e Ada), eu e Alba,  nos convidamos para acompanha-los numa indiada no dia seguinte.
Eu sou cara de pau mesmo, pois alem de me oferecer para ir junto, ainda chamo de indiada, por que já era tarde, mais de quatorze horas quando saímos de Porto Alegre para fazermos o passeio.
O lugar de escolha foi dado pelo Carlinhos que queria conhecer a Praia do Casamento e seu Camping de mesmo nome, localizados na Lagoa dos Patos em Viamão.


Fizeram parte do grupo, alem de mim, Carlinhos Stail e Ada Barua, (os idealizadores do passeio), Athos Fonte e Emanuela Menezes, Rosane Carneiro, Alba Borges e Jonathan Rodrigues e sua esposa.
O Camping fica na Estrada Rincão De São Bráz Pimenta, entrando pela parada 76 a direita de quem vai para Viamão e seguindo em direção ao complexo de lagoas existentes naquela região. Andamos longos minutos ate encontrarmos um bar que estava fechado, mas abriu suas portas para nos vender água e refrigerantes.


Na foto acima, registrei a pausa forçada diante do bar, para repor líquidos e fazer um lanchinho maneiro, que Alba se encarregou de levar, um frango assado com polenta, de fazer suar a camiseta dos atrevidos.


Neste ponto, diante do bar em que paramos,  a estrada se bifurca, uma levando para o pescador de Almas que Ada me aconselhou a fazer uma consulta e a outra, na direção esquerda para o Parque eólico, onde seguimos pela esquerda em direção a força dos Ventos, cruzando alguns pontilhões e braços de arroios com pessoas pescando.


Toda a estrada que leva até a praia é de terra com areia solta em alguns trechos exigindo um certo cuidado para os veículos não derraparem no caminho. O risco era aceitável, já que tínhamos como gratificação, toda a beleza e paz de uma paisagem rural, com animais pastando nos vastos campos que se perdiam no horizonte, alguns banhados e magnificas arvores para descansarmos a sombra delas, quando sentíamos necessidade.




Logo que chegamos a o Camping, fechado por um portão de ferro, a proprietária nos liberou alguns minutos para conhecermos o empreendimento de lazer que dirige. O Camping, também lembra uma especie de fazenda ou rancho, com chalés de madeira simples e de pequeno porte, nas proximidades da lagoa que são alugados por dia, onde galinhas e ovelhas andam livremente compondo este clima rotineiro de uma vila de interior.


Eu me pergunto: Quer remédio mais eficaz para combater o stress e as loucuras da cidade, do que visitar um ambiente como este, onde a paz, a beleza, a tranquilidade, a simplicidade e o convívio direto com a natureza são soberanos?


A Praia do Casamento, faz parte do complexo de lagoas menores que compõe a gigantesca Lagoa dos Patos e na sua entrada a formação de juncos lembra um especie de banhado, cujas as águas quase paradas e rasas, se movimentam serenas e conforme a força e direção dos ventos.



As pequenas embarcações, ancoradas em sua margem camuflada por juncos, lembram nada menos do que fotos de cartões postais de algum paraíso, cuja a beleza bucólica inspira serenidade e poesia.



Mas o que mais nos chamou a atenção, foi a beleza do Pôr de Sol alaranjado, ao cair da tarde. Esta região da Lagoa dos Patos e do Lago Guaíba em Porto Alegre, sempre foram agraciados por um dos pores de sol mais bonitos de toda a região.



Retornamos já noite e nos despedimos ainda na estrada em frente ao acesso para a Lagoa da Varzinha onde Ada, Carlinhos e Jonathan com sua esposa ficaram. Seguimos em frente ate a entrada de Itapuã, nas proximidades do Restaurante da Vó e depois na direção de Porto Alegre. Até o próximo passeio.

Comentários

Postagens mais visitadas