QUANDO VOCÊ SE TORNA O PALHAÇO DA VIAGEM.

Tem situações tão embaraçosas, que te coloca de sapato de salto alto e uma saia justa pra dançar rumba, outras são tão engraçadas que você não consegue esquecer e sempre que lembra, tem vontade de chorar de tanto rir. Este fato aconteceu comigo e por isto posso colocar aqui, sem restrições ou medo de me parecer ridículo, porque simplesmente fui ridículo ao quadrado, o palhaço da viagem!
Eu estava em Cuba, num desses Risortes em Varadero, que a comida e a bebida estão incluídas no pacote e você se farta de tanto comer e beber, quando depois de uma tarde inteira tomando banho de Sol e de mar, sobre aquelas águas de um azul turquesa incomparável, me deu uma vontade louca de tomar um sorvete daqueles, master-hiper-mega-gigantes. O lugar era paradisíaco e com espreguiçadeiras e mesas espalhadas pelos jardins, até a beira da praia, portanto desfilavam garçons solícitos, para todos lados que se olhasse. Chamei um, que logo veio me atender com muita simpatia e pedi um sorvete. 
"Sorvete!?.." repetiu ele sem entender o que eu falava. "Sim sorvete!.." repeti algumas vezes, sem que me caísse a ficha. Ora, os cubanos lembram tanto dos brasileiros, mas a palavra sorvete, eles nem fazem ideia do que possa ser, os caras são cubanos e o pior é que eu não lembrava de como se dizia sorvete em espanhol e o cara ali aguardando que eu fizesse o pedido.
Fiquei tenso, eu não posso ficar tenso!.. Pensei alguns minutos sem conseguir me lembrar, de como se diz "sorvete" em espanhol, então sem constrangimento, comecei a imitar com gestos, (as mãos em forma de conchas), o que parecia ser, alguém tomando um sorvete. Em nenhum  momento me passou pela cabeça que aquele gesto se parecesse pornográfico. O garçom sorriu pra mim e de mim, de maneira bem humorada e me disse com malicia: "Sim, sim, fizemos muito disto aqui em Cuba, senhor!". Só depois de muitas gargalhadas entre os presentes, alguém conseguiu lembrar: "Helado, é o que ele quer!..Um helado!.." Mas daí eu já tinha virado no palhaço de toda a excursão e cada vez que o mesmo garçom cruzava por mim, dizia sorridente: "Olha o  brasileño que gosta de fazer coisas gostosas!."

Comentários

Postagens mais visitadas