Impossuível deixar de fazer comparações.

Este é um post queixoso, pois eu não pude deixar de fazer comparações. A gente sempre faz quando viaja para outros lugares e percebe- algumas diferenças que muitas vezes são ((((gritantes)))) diante de nossos olhos. Não tem como não fazer comparações!.. Na semana passada quando estive mais uma vez em Buenos Aires e visitei o Café Tortoni, que também me fez lembrar da Confeitaria Colombo no Rio, não pude deixar de me compadecer da nossa esquecida Confeitaria Rocco, aqui em Porto Alegre na esquina das ruas Riachuelo e Dr. Flores, junto à praça Conde de Porto Alegre (antiga Praça do Portão) e que também não possui nenhuma menção da importância que foi para a cidade.
Café Tortoni- Buenos Aires

Confeitaria Colombo-Rio de Janeiro
A Confeitaria Rocco, como já foi inúmeras vezes mencionada aqui no blog, foi ponto de encontro da sociedade aristocrática riograndense pela qualidade de seus serviços e produtos, pela beleza do prédio e suntuosidade dos espaços internos, decorados com luxo e requinte. O salão de festas era muito solicitado para a realização de banquetes e bailes. Foi palco de pessoas ilustres como Eurico Gaspar Dutra, Daltro Filho, Getúlio Vargas, Mario de Andrade. A confeitaria foi tombada pela Prefeitura Municipal em 1997 completando 17 anos de reconhecimento da sua importância cultural e histórica para a cidade e até agora não foi entregue para a cidade como merecia ser.
Confeitaria Rocco-Porto Alegre
Depois de muitas matérias jornalisticas sobre a aquisição do imóvel pela Prefeitura, junto aos seus herdeiros, que não chegaram a um consenso de valores, nada mais se soube. Tantos anos fechada, e com sua fachada as vezes restaurada da ação de vândalos e pichadores, a Confeitaria Rocco é um marco histórico, que lamento profundamente estar todo este tempo desativada.

Comentários

Postagens mais visitadas