SAN TELMO O LADO BOEMIA DE BUENOS AIRES.

San Telmo é um dos bairros mais antigos de Buenos Aires e o que eu mais gosto de me hospedar e visitar, por sua historia beleza e aspecto boemio. No passado era habitado pela aristocracia da cidade, que mais tarde se deslocou para outros recantos, em fuga da epidemia de febre amarela, que atacou a região em 1871. Hoje se tornou um lugar mais alternativo, com moradores mais modestos, albergues e hotéis mais em conta, vizinho da área central da cidade e mesmo assim, não perdeu seu charme e  elegância.


É uma dos bairros mais bem preservadas da cidade e é caracterizado por belos casarios em estilo colonial (alguns ainda não revitalizados) e de ruas estreitas, com calçamentos de pedra que ainda remonta o século passado.


MANZANA DE LAS LUCES:
É neste bairro que fica a Manzana de Las Luces (Quarteirão das Luzes), com construções históricas onde membros da igreja e da politica defendiam a filosofia iluminista. Na quadra que compreende as ruas, Alsina, Moreno, Bolívar e Peru, existem tuneis subterrâneos que interligam igrejas e prédios públicos. É possível conhecer estes tuneis através de visitas guiadas e agendadas com antecedência. A construção é belíssima, em tijolos maciços e em seu interior existe um restaurante-café com moveis, decoração e exposição de roupas de época que faz a gente simplesmente viajar no tempo.




PLAZA DORREGO:
No centro do bairro fica o Plaza Dorrego, conhecido por seus bares, restaurantes, cafés e antiquários, onde pulsa a boemia portenha, regada a muita festa e tango. Em cada canto, você pode ser surpreendido com uma pequena galeria de arte, uma boutique de roupas e bijuterias fashion, um sebo ou um brechó que os argentinos chamam de feira americana. Você encontra de tudo!


FEIRA DE SAN TELMO:
San Telmo conserva a essência da antiga Buenos Aires, com uma atmosfera acolhedora e de muita sedução. É também o reduto de artistas e gays que se reúnem a noite para um Happy hour.
Nos finais de semanas, em particular aos domingos, acontece a Feira de San Telmo, criada desde 1970 e que atrai milhares de turistas de todas as partes do mundo ao local.


A feira é famosa pela venda de antiguidades, souvenires, pinturas, retratos, pulseiras, bebidas, lanches, artesanato, livros, e mais uma variedade de coisas que se espalham pelas ruas circunvizinhas, oferecendo de tudo um pouco. Outras atrações da feira são as apresentações de artistas de rua e orquestras de tango concedendo-a um charme todo especial. A feira acontece todos os domingos das 10 às 17 horas em Defensa 1454 .

Comentários

Postagens mais visitadas