GALERIA LAFAYETTI EM PARIS.


Foi numa tarde ensolarada que eu e duas colegas de viagem, (Cossete e Sil), resolvemos andar pelas ruas de Paris, a procura da famosa Galeria Lafayetti e então nos perdermos pelo centro da cidade. Eu estava neste dia com uma crise de dor ciática e cada metro percorrido a pé, era pra mim uma verdadeira tortura. Até que num momento, completamente desorientados, dobramos numa esquina e encontramos o prédio. Eu particularmente não tenho grande atração por estas coisas tão glamourosas, mas Cossete fazia questão de colocar seus pés na famosa galeria, que é um verdadeiro luxo, localizada na Boulevard Haussmann- 40, com seus 10 andares de tudo o que é mais caro, já que se trata de um dos endereços classicos do consumo parisence com seções dedicada à moda masculina, femina e infantil e de marcas respeitadíssimas com Chanel, Prada, Dior e outros ditadores da moda.


Andando pelos corredores, percebemos que aquilo tudo não nos pertencia, então o que nos sobrava, pelo menos pra mim, era esquecer a dor e admirar a beleza arquitetônica da galeria que é uma verdadeira obra de arte, além de me surpreender com os preços saldadíssimos. 
A galeria marcou a Paris Art Nouveau. O corrimão da escadaria, inspirada na Ópera de Paris, foi projetado por Louis Majorelle, que também assinou os ornamentos em ferro das sacadas. A cúpula, que se ergue a 43 metros de altura, se tornou o símbolo das Galeries Lafayette. O mestre-vidraceiro Jacques Gruber, criou os vitrais em estilo neobizantino.
A Galeria Lafayett se tornou o segundo monumento mais visitado, depois da Torre Eiffel e recebeu celebridades mundiais como a Duquesa de Windsor, a esposa do Aga Khan, a Senhora Khrushchev, Bill Clinton, o Príncipe Charles, entre outras.
Depois que saímos da galeria nos sentindo "Les Misérables", fomos para um bar simples na rua, fazer o que a nós nos pertencia, beber alguns canecas chope. E voce vai beber tambem este chope?


Comentários

Postagens mais visitadas