Norma e Leila rompendo tabus.

O Brasil perdeu nesta semana a grande atriz Norma Bengell, responsável por causar um grande escândalo na sociedade brasileira nos anos 60, ao aparecer nas telas do cinema completamente nua, num período em que o nu frontal era uma algo proibitiva na filmografia nacional.
O filme "Os Cafajestes" é de 1962, escrito e dirigido por Ruy Gerra e indicado ao Urso de Ouro em Berlin, conta a historia de um jovem rico e muito mimado, que ao ver seu pai indo à falência, organiza um plano para reverter a situação. Ele consegue um cúmplice para armar um flagrante do tio rico com uma mulher. O objetivo era tirar fotos e tentar ganhar dinheiro através de uma chantagem.
A façanha em mostra-se como veio ao mundo, fez de Normal a primeira atriz brasileira a se apresentar completamente  nua diante de uma câmera, rendendo todos os tipos de comentários moralistas da época.
Norma Bengell morreu na madrugada desta quarta-feira - 09, vítima de problemas respiratórios causados por um câncer no pulmão esquerdo, que nunca quis tratar. Ela estava internada em um hospital do Rio de Janeiro, quando veio a falecer.
Uma pergunta que eu me faço é se ela sabia que criaria tanta polemica social a cerca de sua nudez, sendo a primeira atriz brasileira a romper com este tabu. Por que às vezes não temos a minima noção do que nossas atitudes são capazes de provocar e futuramente se transformarem num marco histórico cultural.  Será que Leila Diniz também tinha alguma consciência disto a o desfilar gravida de biquíni na praia de Ipanema?
Ora, Leila desfilou sua exuberante barriga nos anos 70, numa época que a lei dizia o seguinte: Não serão toleradas as publicações e exteriorizações contrárias à moral e aos bons costumes - (decreto lei n. 1077 de 26/01/1970). Hoje são outros tempos e é comum ver mulheres gravidas, ostentando suas barrigas em biquínis cavadíssimos na praia, sem nenhum problema. Que bom que o tempo passa para tempos melhores!

Comentários

Postagens mais visitadas