A ESCADARIA DA POESIA EM PORTO ALEGRE.


Escondida entre as ruas Duque de Caxias e André da Rocha, no Centro de Porto Alegre, a Escadaria 24 de Maio, corta ao meio um conjunto de prédios antigos e habitados no Centro Histórico da cidade. 
Inspirada na famosa escadaria Seleron, que liga a Lapa ao convento de Santa Teresa, um dos cartões-postais do Rio de Janeiro, os degraus da escadaria gaúcha, foram decorados com azulejos que vistos de longe, formam um mosaico coloridos, onde o diferencial são as poesias gavadas em cada um.


Esquecida durante anos pelo poder publico, em 2012 foi revitalizada pela artista plástica Clarissa Motta, que levou poesia aos seus degraus, através de depoimentos de moradores, além de frases de gente famosa como Carlos Drummond de Andrade, Rira Lee, Paulo Leminski, Erasmo Carlos.


A escadaria foi construída em 1942, entre a Rua Duque de Caxias e a Avenida André da Rocha  no governo de Loureiro da Silva. Atualmente está com aspecto de quem necessita de mais um dose de revitalização, como pintura dos prédios laterais e da própria escada onde em alguns pontos mostra a presença de fungos e lixo deixados pelos usuários.

Comentários

  1. Amo a escadaria, sempre vou lá fumo meu beck e fico em Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom. Peço licença pra pegar emprestado alguns dados para meu post no blog www.vidacuriosa.blogspot.com.br. Abrs

      Excluir
  2. Não adianta tentar melhorar a cidade. Essa postagem de ZR é um exemplo. Fazem uma beleza nessa escadaria e esse drogado vai lá fumar maconha e dar esse belo exemplo pras crianças. A liberdade dele não tem limite. Aí os caras urinam ali e até defecam "em paz".

    ResponderExcluir
  3. Belo post. Vou pegar emprestado alguns dados para um poste em meu blog. Valeu.

    ResponderExcluir
  4. ... tem até site. Uau!
    Passo as vezes por tal; mudou mesmo - bem colorida.
    E como quaisquer regiões de POA/o perigo existe _ dó.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagens mais visitadas