PARIS NÃO ME FEZ BEM.


Paris não me fez bem!.. Esta foi a frase que me marcou durante a viagem que fiz a cidade, durante minha estadia de 13 dias pela Europa, tendo conhecido Amsterdã, Paris e Londres e percebido que a cidade francesa não é assim tão glamourosa como pensei que fosse e dai eleger, Amsterdã e Londres as melhores, dando de dez a zero na cidade francesa. Claro que Paris tem seus atrativos imperdíveis, mas "glamour", vai muito além de valores estéticos e históricos e contabiliza além de beleza, hospitalidade, simpatia, educação e segurança que estão longe de existirem na cidade Luz.


Paris nos pareceu suja, pouco receptiva aos turistas e insegura em se tratando de pequenos furtos ocorridos à olhos vistos, principalmente nos terminais e no interior dos metrôs. A maioria dos garçons são pouco atenciosos e não escondem a ansiedade de se livrarem dos clientes após consumirem o que foi pedido, são sem paciência e se recusam a entender em outro idioma, que não seja o francês. Alguns vendedores são impacientes, mercenários, principalmente os de estabelecimentos menores e as ruas no centro da cidade são sujas e é surpreendentemente possível encontrar-se até fezes humanas embaixo de viadutos e praças.


O que mais me deixou boquiaberto é que após  o termino do expediente comercial, os vendedores de lojas, simplesmente quase expulsam os clientes sem qualquer timidez, não se importando se estes estão no meio de uma compra ou no meio da escolha de um produto, fazem isto sem qualquer rodeio, dando a impressão de que o interesses de fechar a loja no horário certo é maior que a dos clientes indecisos. Não existe delicadeza, bom trato ao cliente. Parecem absolutamente frios e desinteressados. Alguém me disse, que esta ansiedade de fecharem os estabelecimentos é para não pagarem multa. Entendi que o comercio recebe algum tipo de multa se ultrapassarem do horário de fechamento. (????)


Não dá para acreditar! A cordialidade parece ter sido esquecida na cidade francesa, com raras exceções. Que me perdoem os que sempre tem uma resposta ou explicação na ponta da língua, para justificar tais atitudes como multas, jeito europeu para manter a identidade cultural e etc., mas para mim educação e gentileza, são fundamentais em qualquer lugar do mundo.

Comentários

  1. Exatamente isso! Pensamos da mesma maneira em relação a Paris. Decepcionante seria a palavra mais certeira sobre a capital da França. Abraços, ótimo texto.

    ResponderExcluir
  2. Luis, fiquei curiosíssima e li este post. Achei os teus comentários muito interessantes, ainda mais vindos de ti que és um viajante assumido. Uma amiga minha achou Nova York horrível. Jurou nunca mais voltar. Me senti instigada a conhecer os dois lugares e ter as minhas impressões. Depois te conto. Um abração. Bia Torres

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagens mais visitadas