O tempo é a minha matéria.

A rejeição daquela mulher feia por dentro e por fora, me causou uma magoa profunda e isto me fez pensar que eu não estou preparado para aceitar isto com naturalidade a não ser com algum desprezo de quem se sente agredido. Mas sua atitude reforçou mudar algo em mim, que via as coisas antes com resignação e falsa bondade de quem se julga culpado. Eu não sou resignado e então isto não me serve, pois não vou ficar assistindo suas agressões silenciosas também em silencio, permitindo que continue por falta de pelo menos respeito com as pessoas que a cercam. Eu ainda não sei se este sentimento que me move a tomar uma atitude é de vingança ou de justiça. Tambem não sei se a decisão de me afastar do mesmo ambiente, deva ser visto como uma atitude covarde, mas isto entre outras coisas, me fez despertar nesta manhã chuvosa, com a certeza de que devo caminhar em outra direção e me permitir o conhecimento de outros caminhos menos sórdidos. E falando em humildade, caridade e respeito, poucos como eu tem a chance de exercitarem a cada plantão que faço, estes sentimentos de humanidade, lidando com a dor, o sofrimento e a morte de pessoas que não conheço, sem diferenciação de cor, de sexo, e de orientações morais. Nesta cartilha é necessário mais do que simples teoria, é preciso pratica, respeitando as diferenças de cada ser humano. Esta é a palavra chave: RESPEITO, que exercito durante anos no meu trabalho. Então vou fazer deste poema de Drummond uma oração:
Mãos Dadas
Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente.
Carlos Drummond de Andrade


Comentários

Postagens mais visitadas